x
UAI
Ainda mais conectado!

Apple CarPlay ganha segunda geração; veja o que muda

SUV da Aston Martin é o primeiro carro a ser equipado com o dispositivo

Publicidade
Novo Apple CarPlay Ultra vai permitir personalização do painel de instrumentos
Novo Apple CarPlay Ultra vai permitir personalização do painel de instrumentos Foto: Divulgação/Apple

A Apple lançou oficialmente a segunda geração do seu sistema de entretenimento veicular, o Apple CarPlay. Já disponível em muitos carros e até motocicletas, o Apple CarPlay agora passa a contar com a versão Ultra e pode controlar muito mais do que informações da multimídia do carro.

A principal novidade do Apple CarPlay Ultra é justamente a sua expansão. Agora, todas as demais telas dos veículos, incluindo o painel de instrumentos, passam a receber a linguagem visual da Apple

Segundo a imprensa americana, muitos usuários preferem a interface da Apple e não conseguem compreender as telas nativas de seus carros, desenvolvidas pelas fabricantes. Agora, todos os carros equipados com o sistema poderão ter a mesma disposição de informações, o que pode facilitar usuários acostumados com uma configuração.

Ar-condicionado e ventilação também será controlado pela interface da Apple
Ar-condicionado e ventilação também será controlado pela interface da Apple Foto: Divulgação/Apple

Além disso, o usuário poderá personalizar cores, mostradores, e uma série de informações, que irão funcionar praticamente da mesma forma em todos os modelos equipados com a variante Ultra do CarPlay.

A versão está disponível inicialmente para os Aston Martin 2025, e foi apresentada com o Aston Martin DBX como principal estrela.

Nos Estados Unidos e Canadá, mas segundo a Apple, Hyundai, Kia, Genesis, Acura, Honda, Audi, Ford, Mercedes-Benz, entre diversas outras, estão em contato para usar o sistema. 

Tela do CarPlay Ultra mostrando sistema piloto automático adaptativo em funcionamento
Tela do CarPlay Ultra mostrando sistema piloto automático adaptativo em funcionamento Foto: Divulgação/Apple

Cada fabricante, porém, poderá criar temas ou configurações exclusivas em parceria com a Apple, para justamente passar para os clientes “experiências únicas” para cada modelo.

Somente a General Motors e suas marcas (Chevrolet, Cadillac, Buick) ficaram de fora. A empresa está desenvolvendo seu próprio sistema de infotenimento e conectividade com smartphones e promete se distanciar cada vez mais do sistema da Apple. 

É bem provável que carros mais antigos consigam rodar o CarPlay Ultra, visto que atualizações remotas estão cada vez mais comuns no setor. Entretanto, segundo a Aston Martin, os modelos 2024 podem sim ter acesso a essas funções, mas precisarão de uma atualização realizada pelos concessionários.

E nos celulares?

Para os celulares, pouca coisa muda. O Apple CarPlay Ultra está disponível a partir do iPhone 12, desde que o sistema operacional iOS esteja na versão 18.5 em diante.