Jornalista formado pela PUC São Paulo. Atua desde outubro de 2024 no Vrum. Antes, trabalhou no UOL, Jovem Pan, Yahoo e iG. Atualmente, mora em João Pessoa, na Paraíba.
Jeep Commander 2025 traz apenas uma versão diesel
Foto: Divulgação/Jeep
O Jeep Commander é produzido na fábrica da Stellantis em Goiana, em Pernambuco, desde 2021. Líder de vendas entre os SUVs de 7 lugares, o modelo se destaca pelo amplo espaço interno, porta-malas generoso (até 1.760 litros) e equipamentos com tecnologia de ponta.
No mercado de automóveis, a depender do ano de fabricação, é possível encontrar o Commander com diferentes tipos de motorização, como 1.3 Turboflex, 2.0 Turbodiesel, 2.0 Huricane ou a 2.2 Turbodiesel - o último propulsor entrega até 200 cv de potência e 45,87 kgfm de torque.
Mesmo com o bom número de emplacamentos e as qualidades citadas, o SUV da Jeep também recebe críticas dos consumidores. Em uma pesquisa no site Reclame Aqui, o Portal Vrum encontrou algumas queixas recorrentes dos proprietários do Commander. Abaixo, confira as principais.
Motor baixando óleo
Jeep Commander
Foto: Divulgação
Os donos do Commander com motor 1.3 Turboflex costumam reclamar de um problema específico: o alto consumo de óleo. O problema é recorrente neste tipo de motorização, que também equipa os "irmãos" Renegade e Compass. Mesmo com pouco tempo de uso, o defeito costuma aparecer e incomodar os proprietários.
"É a sexta vez que o carro vai para a concessionária, inclusive se encontra na mesma sem solução e nem previsão de conserto. Meu prejuízo é incalculável, pois dependo do carro para trabalhar", reclamou Altair, de Jandira (SP), dono de um Commander 2023.
Dono de Jeep Commander reclama de óleo baixando no motor 1
Foto: Reprodução/Reclame Aqui
Dono de Jeep Commander reclama de óleo baixando no motor 2
Foto: Reprodução/Reclame Aqui
Dono de Jeep Commander reclama de óleo baixando no motor 3
Foto: Reprodução/Reclame Aqui
Infiltração de água
Jeep Commander Blackhawk 2024 preto passando por uma estrada
Foto: Divulgação: Jeep / Pedro Brito
Mais um defeito recorrente do utilitário esportivo. Segundo alguns clientes da Jeep, a principal infiltração ocorre pelo teto solar. Há outros componentes do carro, entretanto, que também são atingidos pelo problema.
"Indignação com um veículo dessa categoria e custando mais de 200 mil reais que não pode ser usado em dias de chuva. Não conseguem resolver o defeito do veículo? Estão esperando vencer o prazo de garantia?", questionou Alexandre, de São Paulo (SP), proprietário de um modelo fabricado em 2021.
Reclamação de cliente da Jeep sobre vazamento de água no Commander
Foto: Reprodução/Reclame Aqui
Queixa é recorrente entre os donos do Commander
Foto: Reprodução/Reclame Aqui
Multimídia com problemas
Acabamento do Commander Overland é exemplar, com materiais como couro e suede
Foto: Jorge Lopes/EM/D.A Press
Por fim, outra crítica constante dos donos do Commander tem relação com a multimídia. Entre os defeitos mencionados, há falhas no som, problemas com ligações telefônicas e telas que apagam intermitentemente.
"O GPS do carro travou e não funciona corretamente a multimídia. Em julho, meu carro ficou por quase 30 dias na concessionária para eles falarem que iria ser trocada a multimídia. Agora, mais uma vez, trouxe o carro na concessionária para trocarem a multimídia e, mesmo assim, o problema não foi resolvido", relatou Marcos, de Araçatuba (SP).
Proprietário de Commander critica Jeep por problema na central multimídia
Foto: Reprodução/Reclame Aqui
Commander tem problema na multimídia
Foto: Reprodução/Reclame Aqui
Crítica ao Commander
Foto: Reprodução/Reclame Aqui