Quando se fala em carro elétrico, muitas pessoas imaginam que estarão livre de manutenções, inclusive de peças como o filtro de óleo. Mas isso não é totalmente verdade. Embora o motor elétrico em si não precise de óleo lubrificante, alguns modelos ainda utilizam sistemas auxiliares que contam com lubrificação.
Sistemas como o redutor de marchas, podem precisar de um tipo de óleo específico para manter o bom funcionamento, e está aí a função do filtro de óleo. O equipamento não é igual ao usado em motores a combustão, mas exerce funções semelhantes, como por exemplo:
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Manter a limpeza do óleo utilizado no redutor ou sistema de transmissão;
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Evitar o acúmulo de partículas e resíduos que podem causar desgaste prematuro;
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Proteger os componentes mecânicos, como engrenagens e rolamentos;
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Aumentar a vida útil do conjunto, garantindo maior eficiência e durabilidade.
Nem todos os carros elétricos possuem esse tipo de sistema, então a necessidade de filtro de óleo depende do projeto do veículo. Alguns modelos mais simples dispensam esse tipo de lubrificação. Já aqueles, especialmente os com tração integral ou de alto desempenho, contam com componentes mecânicos mais complexos que exigem esse cuidado extra.
Dessa forma, mesmo em um veículo sem motor a combustão, o filtro de óleo pode continuar tendo papel importante. E por isso, ainda vale a pena conferir o manual do fabricante para saber se há esse componente em seu carro e quando deve ser feito uma troca.
No Brasil, os carros elétricos mais vendidos como BYD Dolphin Mini e Dolphin, bem como o GWM Ora 03, utilizam óleo na transmissão.
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