A Toyota registrou uma patente interessante na Organização Mundial de Propriedade Intelectual. O modelo em questão é a versão final de um dos veículos mais aguardados da marca, o Compact Cruiser EV Concept.
Apresentado inicialmente em 2021, o Compact Cruiser faz parte da ofensiva da Toyota em carros 100% elétricos. Na ocasião, Akio Toyoda, então presidente da companhia, havia mostrado 30 produtos que seriam lançados pela Toyota até 2030, sempre com uma opção de tração elétrica.
Sucessor do Bandeirante
O “Compact Cruiser” registrado se mantém fiel a quase todas as linhas apresentadas pelo conceito. Arcos de roda altos e bem pronunciados para as laterais. Esse visual é uma referência ao FJ Cruiser, dos anos 2000, e também uma reinterpretação moderna do Land Cruiser J40, que ficou conhecido no Brasil como Toyota Bandeirante.
O modelo conta com faróis e retrovisores menores que o conceito, para-choques mais simples (sem ganchos de reboque aparentes) e uma aparência mais urbana. A própria Toyota classificou o conceito como um veículo pensado para comunicar um estilo de vida para clientes jovens, e urbanos, mas que gostam de atividades ao ar livre.
Pode ser híbrido
Apesar do conceito ser 100% elétrico, não se sabe se essa será a única opção de motorização oferecida pelo modelo. A Toyota nunca quis se posicionar totalmente à favor da eletrificação completa da gama e sempre preferiu uma abordagem variada, já que vende carros para quase todos os países do planeta e busca alcançar a maior quantidade de clientes.
Portanto, é possível aguardar versões híbridas tanto a gasolina quanto diesel. Essa tecnologia está sendo desenvolvida na Hilux atual e deve se tornar ainda mais difundida na próxima geração da picape, que pode servir como base para o Compact Cruiser EV.
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