A manutenção é um ponto importantíssimo para quem possui um veículo, especialmente um carro, seja ele zero km, seminovo ou mais velhinho. Dependendo do uso, algumas visitas ao mecânico podem ser mais caras e até terminar com surpresas. Para quem gosta de se prevenir, confira quais peças costumam apresentar o maior nível de desgaste.
O portal Vrum conversou com a especialista em mecânica de automóveis e gestora da Na Oficina, Luciana Félix, para entender os itens que são trocados na manutenção.
Para quem tem um carro novo, a revisão é mais tranquila pois os modelos costumam ter um plano de revisão muito bem definido pela fabricante, confira quais itens são trocados:
Exemplos de trocas conforme a quilometragem.
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Revisão de 10.000 km:
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Troca do óleo e do filtro de óleo.
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Substituição dos demais filtros (ar, combustível e cabine)
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Alinhamento e balanceamento.
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Conferência da suspensão e lubrificação.
Nos casos em que o veículo trafega em condições severas (uso frequente em estradas de terra, trânsito intenso ou transporte de carga), as peças podem sofrer desgaste maior e precisar de substituição antecipada.
Revisão de 30.000 km:
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Avaliação e possível troca das pastilhas e discos de freio.
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Inspeção do sistema de freios traseiros.
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Análise do estado dos amortecedores e da suspensão.
Cada revisão exige um tipo específico de manutenção. Em uma oficina especializada, é possível verificar se as peças ainda têm vida útil, garantindo segurança para o condutor sem a necessidade de trocas prematuras.
Segundo a especialista, a substituição de peças no veículo deve seguir as recomendações do manual do fabricante, pois cada revisão determina quais componentes precisam ser trocados com base na quilometragem ou no tempo de uso.
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