A JMEV, marca chinesa do Jiangling Motors e Grupo Renault, anunciou sua chegada ao Brasil com o anúncio do EV3: um compacto totalmente elétrico equipado com câmbio manual. O modelo custará menos de R$ 100 mil e será destinado, inicialmente, para autoescolas.
A apresentação do EV3 aconteceu em Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, no início desta semana. A JMEV desembarca no país com ajuda da E-Motors, empresa brasileira com sede em Divino (MG) e administrada por Mercídio Givisiez e Rodrigo Freitas, empresários do ramo das autoescolas.
A data exata para o veículo ser comercializado ainda não foi divulgada. Ainda assim, o Contran (Conselho Nacional de Trânsito) já autorizou o uso do EV3 como veículo de aprendizagem. No Brasil, vale lembrar, os carros com transmissão automática não podem ser utilizados pelos alunos.
Sobre o EV3
O EV3 foi lançado na China em 2019, com a missão de abastecer as autoescolas do país. O modelo se destaca por ter câmbio manual, uma raridade entre os veículos elétricos. O motor é de 67 cv (50 Kw) de potência, enquanto a autonomia é de 300 km, segundo o ciclo de medição chinês.
Para efeito de comparação, o EV3 tem dimensões parecidas com o do Renault Kwid. Ele mede 3,72 metros de comprimento, 1,64 m de largura, 1,48 m de altura e 2,39 m de distância entre-eixos. Justamente por isso, a marca diz que o automóvel é ideal para o uso urbano.
Além disso, o veículo conta com um porta-malas espaçoso com ângulo de abertura de 135° e profundidade líquida de 23 cm. O banco traseiro pode ser rebatido para oferecer uma impressionante capacidade de carga de 1000 litros.
Entre os principais itens, é possível destacar: controle de tração e estabilidade, frenagem autônoma de emergência, fixação ISOFIX para cadeiras infantis, câmera 360°, faróis de LED, central multimídia de 10 polegadas e rodas de liga leve de 15 polegadas.
Produção no Brasil
Segundo a E-Motors, o compacto terá produção nacional na cidade de Jaguaré, no Espírito Santo. A fábrica está sendo construída, mas ainda não tem data para começar a funcionar. O processo seguirá o modelo SKD (Semi Knocked Down), no qual o carro chega desmontado ao Brasil e é finalizado localmente.
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