x
UAI
CONFIRA

Ferrari cogita retorno de transmissão manual em seus carros

A revelação foi feita pelo novo chefe de desenvolvimento de produtos da montadora italiana, Gianmaria Fulgenzi

Publicidade
Ferrari Daytona SP3
Ferrari Daytona SP3 Foto: Reprodução

A Ferrari admitiu, nesta terça-feira (8), que está cogitando o retorno da transmissão manual em alguns de seus carros. A revelação foi feita pelo novo chefe de desenvolvimento de produtos da montadora italiana, Gianmaria Fulgenzi

Conhecida por seus carros luxuosos e automatizados, a Ferrari não produz um carro com câmbio manual há 13 anos. Sem garantir o retorno da transmissão, Fulgenzi deixou a possibilidade no ar. "Em termos de trocas de marchas mecânicas, é algo que pode estar no futuro, dependendo do produto", disse ao site australiano "Car Sales".

O executivo da Ferrari, por outro lado, afirmou que a transmissão poderia ser implementada nos modelos da série Icona, como Monza SP 1 e SP2. "Se o manual retornasse, provavelmente [estaria em] um carro Icona, porque é um carro que representa nossa herança, um carro para ser admirado e para ser dirigido de uma certa maneira", comentou. 

Apesar desta expectativa, o chefe de desenvolvimentos de produtos da Ferrari afirmou que o retorno do câmbio manual nos modelos traria dois impactos negativos: o aumento no preço e a perda de potência. Fulgenzi declarou que os amantes da transmissão manual devem estar cientes desta consequência. 

Recentemente, o novo piloto da equipe da Ferrari na Fórmula 1, o heptacampeão Lewis Hamilton, disse que gostaria de ajudar a projetar uma F44 de rua. "Uma das coisas que eu realmente quero fazer é desenhar uma Ferrari. Eu quero fazer uma F44. Base de uma F40 com o atual câmbio manual, é nisso que eu vou trabalhar nos próximos anos", declarou o piloto.

Até o momento, entretanto, a Ferrari não garante o retorno do câmbio manual. Caso faça essa opção, a fabricante italiana irá repetir a BMW, alemã que lançou o M2 com a transmissão manual.