A Chevrolet está preparando com muito suspense a chegada do novo Sonic, que passará a ocupar o posto de SUV de entrada da marca da gravata dourada. A partir do segundo trimestre, o novo modelo será fabricado na planta de Gravataí (RS).
Inaugurada para produzir o Celta em 2000, a fábrica gaúcha tem histórico de modelos de sucesso como Prisma, Onix e Onix Plus, que ainda são produzidos localmente.
Plataforma de Onix
Ao que tudo indica, o novo Chevrolet Sonic herdará muito do Onix. A plataforma deverá ser a mesma, até por isso, ele será produzido ao lado do hatchback, mas terá um visual exclusivo, alinhado com outros “SUVs de entrada” como Renault Kardian, Fiat Pulse e Volkswagen Tera.
Flagras realizados recentemente mostram uma unidade em testes com interior praticamente idêntico ao utilizado pelo hatchback e sedã compacto. O volante, bem como painel de instrumentos digital de 8 polegadas e multimídia MyLink de 11” serão reaproveitados.
A tendência é que o SUV mantenha os seis airbags de série, bem como o motor 1.0 turbo de 115 cv e 16,8 kgfm de torque e transmissão automática de seis velocidades. A transmissão manual de cinco marchas é incerta. Caso seja vendido com a caixa manual, apenas Sonic e Tera contarão com essa opção no mercado.
Outra incerteza fica por conta do conjunto 1.0 aspirado de 82 cv e 10,6 kgfm de torque máximo. Atualmente, somente o Tera 1.0 MPI traz essa configuração aspirada, e pode ser que a Chevrolet prepare esse conjunto para uma versão de entrada do Sonic.
Hoje, o Onix é vendido em 7 versões, com preços variando entre R$ 101.790 e R$ 133.990, e com a chegada do Sonic, a gama de variantes do hatchback deve ser reduzida.
- Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!