x
UAI
Nova geração!

Mercedes GLB estreia nova geração totalmente elétrica

O SUV médio da marca alemã terá nova tecnologia com inteligência artificial e novo visual

Publicidade
Nova geração do Mercedes-Benz GLB será totalmente elétrica
Nova geração do Mercedes-Benz GLB será totalmente elétrica Foto: Mercedes-Benz/Divulgação

A chegada da nova geração do Mercedes-Benz GLB marca uma transição importante dentro do portfólio da marca, já que o modelo assume o espaço do antigo EQB e passa a ser oferecido inicialmente apenas em versões elétricas. Embora o visual tenha mudado, a silhueta permanece a mesma, entretanto o SUV ganha em tecnologia e passa a contar com assistência do Chat GPT.

Disponível em versões de cinco e sete lugares, o GLB elétrico se apresenta como a porta de entrada para a nova linha de SUVs eletrificados da Mercedes no país. As versões híbridas ainda estão previstas para o futuro, mas a primeira fase de lançamento foca apenas nos modelos movidos por bateria. 

A bateria que será utilizada no SUV terá capacidade de 85 kWh, podendo ser alimentada por uma arquitetura elétrica de até 800V.  A versão 250+ do GLB é equipada com um motor traseiro e entrega desempenho suficiente para posicioná-la de forma competitiva no segmento de SUVs médios premium. 

O SUV ficou maior e mais largo, em comparação a geração anterior
O SUV ficou maior e mais largo, em comparação a geração anterior Foto: Mercedes-Benz/Divulgação

A autonomia homologada impressiona, alcançando 630 km no ciclo europeu, o que a coloca entre as mais eficientes da categoria. A segunda opção da linha é a GLB 350 4Matic, que adiciona um segundo motor na dianteiro e apresenta tração integral. Nessa configuração, o desempenho melhora consideravelmente, entretanto, a autonomia divulgada cai para 615 km.

A Mercedes já confirmou que o portfólio crescerá em breve com uma versão elétrica mais simples e acessível, além de variantes híbridas leves que utilizarão o sistema de 48V. Essas opções serão voltadas a quem busca menores custos de operação, mantendo o visual e a tecnologia da nova geração.

Os DRLs contam com um formato de estrela, assim como a logo da Mercedes
Os DRLs contam com um formato de estrela, assim como a logo da Mercedes Foto: Mercedes-Benz/Divulgação

Sobre o design, a dianteira perdeu o visual sóbrio tradicional da Mercedes, e adotou uma linguagem mais expressiva, com uma grade ampliada e faróis redesenhados, com luzes DRL no formato da estrela da marca. Além disso, há uma barra de LED abaixo do capô que ajuda a reforçar a aparência futurista do SUV.

Já na traseira, a Mercedes adota uma solução ainda mais chamativa, com lanternas verticais inspiradas no conceito EQXX e interligadas por uma linha de luz que percorre toda a tampa do porta-malas.

O entre-eixos do modelo ficou cerca de 6 cm maior, saindo de 2,82m para 2,88m
O entre-eixos do modelo ficou cerca de 6 cm maior, saindo de 2,82m para 2,88m Foto: Mercedes-Benz/Divulgação

Abaixo estão as dimensões do modelo:

  • Comprimento: 4,73m;

  • Largura: 1,86m;

  • Altura: 1,68m;

  • Entre-eixos: 2,88m;

  • Porta-malas: 667 litros atrás e 127 litros na frente (frunk).


Em relação a antiga geração do GLB, o modelo ficou maior, mais largo porém mais baixo (de 1,69m para 1,68m). Além disso, houve um ganho de espaço considerável, saindo de 2,82m para 2,88m.

O interior segue o mesmo caminho tecnológico da parte externa e aposta em um ambiente minimalista, porém completo. A cabine pode receber o “Mercedes Superscreen”, composto por três telas: uma exclusiva para o motorista, uma central dedicada ao sistema de entretenimento e uma voltada exclusivamente para o passageiro.

O interior conta com 3 telas, sendo uma para o motorista, uma central para comandos do carro e outra exclusiva para o passageiro, todas com auxilio do Chat GPT
O interior conta com 3 telas, sendo uma para o motorista, uma central para comandos do carro e outra exclusiva para o passageiro, todas com auxilio do Chat GPT Foto: Mercedes-Benz/Divulgação

Os valores oficiais já foram divulgados, mas apenas para o mercado europeu. Entretanto, as expectativas para o Brasil indicam uma ideia parecida dentro do segmento premium elétrico. Como o lançamento global ainda no início, a chegada ao mercado brasileiro ocorrerá em breve, com detalhes específicos sobre versões e equipamentos destinados ao país.