A chegada da nova geração do Mercedes-Benz GLB marca uma transição importante dentro do portfólio da marca, já que o modelo assume o espaço do antigo EQB e passa a ser oferecido inicialmente apenas em versões elétricas. Embora o visual tenha mudado, a silhueta permanece a mesma, entretanto o SUV ganha em tecnologia e passa a contar com assistência do Chat GPT.
Disponível em versões de cinco e sete lugares, o GLB elétrico se apresenta como a porta de entrada para a nova linha de SUVs eletrificados da Mercedes no país. As versões híbridas ainda estão previstas para o futuro, mas a primeira fase de lançamento foca apenas nos modelos movidos por bateria.
A bateria que será utilizada no SUV terá capacidade de 85 kWh, podendo ser alimentada por uma arquitetura elétrica de até 800V. A versão 250+ do GLB é equipada com um motor traseiro e entrega desempenho suficiente para posicioná-la de forma competitiva no segmento de SUVs médios premium.
A autonomia homologada impressiona, alcançando 630 km no ciclo europeu, o que a coloca entre as mais eficientes da categoria. A segunda opção da linha é a GLB 350 4Matic, que adiciona um segundo motor na dianteiro e apresenta tração integral. Nessa configuração, o desempenho melhora consideravelmente, entretanto, a autonomia divulgada cai para 615 km.
A Mercedes já confirmou que o portfólio crescerá em breve com uma versão elétrica mais simples e acessível, além de variantes híbridas leves que utilizarão o sistema de 48V. Essas opções serão voltadas a quem busca menores custos de operação, mantendo o visual e a tecnologia da nova geração.
Sobre o design, a dianteira perdeu o visual sóbrio tradicional da Mercedes, e adotou uma linguagem mais expressiva, com uma grade ampliada e faróis redesenhados, com luzes DRL no formato da estrela da marca. Além disso, há uma barra de LED abaixo do capô que ajuda a reforçar a aparência futurista do SUV.
Já na traseira, a Mercedes adota uma solução ainda mais chamativa, com lanternas verticais inspiradas no conceito EQXX e interligadas por uma linha de luz que percorre toda a tampa do porta-malas.
Abaixo estão as dimensões do modelo:
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Comprimento: 4,73m;
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Largura: 1,86m;
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Altura: 1,68m;
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Entre-eixos: 2,88m;
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Porta-malas: 667 litros atrás e 127 litros na frente (frunk).
Em relação a antiga geração do GLB, o modelo ficou maior, mais largo porém mais baixo (de 1,69m para 1,68m). Além disso, houve um ganho de espaço considerável, saindo de 2,82m para 2,88m.
O interior segue o mesmo caminho tecnológico da parte externa e aposta em um ambiente minimalista, porém completo. A cabine pode receber o “Mercedes Superscreen”, composto por três telas: uma exclusiva para o motorista, uma central dedicada ao sistema de entretenimento e uma voltada exclusivamente para o passageiro.
Os valores oficiais já foram divulgados, mas apenas para o mercado europeu. Entretanto, as expectativas para o Brasil indicam uma ideia parecida dentro do segmento premium elétrico. Como o lançamento global ainda no início, a chegada ao mercado brasileiro ocorrerá em breve, com detalhes específicos sobre versões e equipamentos destinados ao país.
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