x
UAI
em alta!

Híbridos plug-in superam carros a diesel pela primeira vez na Europa

Eletrificação avança e consolida queda histórica do diesel

Publicidade
Fiat 500 Hybrid Torino 2026
Fiat 500 Hybrid Torino 2026 Foto: Divulgação/Fiat

O mercado automotivo europeu atingiu em 2025 um ponto inédito: pela primeira vez, os veículos híbridos plug-in (PHEV) registraram mais vendas do que os automóveis a diesel. 

De acordo com dados da ACEA (European Automobile Manufacturers’ Association), no período de janeiro a outubro de 2025 a participação dos PHEVs alcançou 9,4% do total de novos carros comercializados nos 27 países da União Europeia, além dos mercados da EFTA e do Reino Unido. No mesmo intervalo, os carros a diesel somaram apenas 8,0%. 

ID. Polo 2026
ID. Polo 2026 Foto: Divulgação/Volkswagen

O declínio do diesel, que já havia começado há anos, parece agora consolidado. Segundo o levantamento da ACEA, as vendas de veículos a diesel caíram 24,1% na comparação anual.

Enquanto isso, os carros híbridos “convencionais” (HEV) seguem como a força dominante: no conjunto da Europa, registram 34,6% de participação em 2025, seguidos dos PHEV, dos veículos a combustão convencional (gasolina) e dos elétricos puros (BEV). 

Esse movimento reforça a tendência de eletrificação do parque automotivo europeu, causada por fatores como regulações ambientais cada vez mais rígidas, custo-benefício dos híbridos plug-in e menor atratividade dos motores diesel que antes sinônimo de eficiência e tradição. Para montadoras e mercados globais, os dados indicam que os híbridos plug-in deixaram de ser uma opção de nicho para se tornarem peça central nas estratégias de produto.