A Mercedes está investindo fortemente em carros elétricos, apesar desse mercado não estar em alta na Europa. Após apresentar um novo motor elétrico de apenas 13 kg e capacidade para mais de 1000 cv, a marca agora o motor pode ser usado para substituir os freios traseiros de seus carros.
Segundo a Yasa, empresa de propriedade da Mercedes e responsável pelo novo motor elétrico, a ideia da empresa é avançar o desenvolvimento desse motor para utilizá-lo nas rodas dos próximos carros da marca.
O conceito não é novo, e já está presente em alguns conceitos, porém, como o novo motor se destaca pela densidade de potência (80 cv/kg), sua aplicação em produção é muito mais viável.
Até por isso, a aplicação de motores nas rodas dos veículos elétricos dará a possibilidade aos fabricantes de eliminarem o sistema de freios desses carros, uma vez que um motor elétrico consegue funcionar em reverso. A Yasa afirma que seu motor oferece “performance regenerativa incrível”. A princípio, somente os freios traseiros seriam removidos, enquanto os dianteiros seriam mantidos nos carros, até por medida de segurança extra.
Segundo a empresa, seus motores elétricos poderiam reduzir o peso dos carros elétricos em até 200 kg para os modelos atuais, ou até mesmo 500 kg no caso de carros construídos do zero utilizando seus conceitos.
A Yasa irá equipar a nova geração do AMG GT 4 door, mas com motores mais simples do que esse integrado às rodas. Serão três motores (um no eixo dianteiro e dois no traseiro), porém, a novidade ainda não tem data para chegar ao mercado.
- Acompanhe o Vrum também no Youtube e DailyMotion!