x
UAI

Mercedes pode acabar com freios traseiros de carros elétricos

Com novos motores, marca alemã pode usar configuração curiosa em seus lançamentos futuros

Publicidade
Motor da Yasa promete revolucionar os carros elétricos da Mercedes
Motor da Yasa promete revolucionar os carros elétricos da Mercedes Foto: Divulgação

A Mercedes está investindo fortemente em carros elétricos, apesar desse mercado não estar em alta na Europa. Após apresentar um novo motor elétrico de apenas 13 kg e capacidade para mais de 1000 cv, a marca agora o motor pode ser usado para substituir os freios traseiros de seus carros.

Segundo a Yasa, empresa de propriedade da Mercedes e responsável pelo novo motor elétrico, a ideia da empresa é avançar o desenvolvimento desse motor para utilizá-lo nas rodas dos próximos carros da marca.

O conceito não é novo, e já está presente em alguns conceitos, porém, como o novo motor se destaca pela densidade de potência (80 cv/kg), sua aplicação em produção é muito mais viável.

Até por isso, a aplicação de motores nas rodas dos veículos elétricos dará a possibilidade aos fabricantes de eliminarem o sistema de freios desses carros, uma vez que um motor elétrico consegue funcionar em reverso. A Yasa afirma que seu motor oferece “performance regenerativa incrível”. A princípio, somente os freios traseiros seriam removidos, enquanto os dianteiros seriam mantidos nos carros, até por medida de segurança extra.

Segundo a empresa, seus motores elétricos poderiam reduzir o peso dos carros elétricos em até 200 kg para os modelos atuais, ou até mesmo 500 kg no caso de carros construídos do zero utilizando seus conceitos.

A Yasa irá equipar a nova geração do AMG GT 4 door, mas com motores mais simples do que esse integrado às rodas. Serão três motores (um no eixo dianteiro e dois no traseiro), porém, a novidade ainda não tem data para chegar ao mercado.