x
UAI
O ícone esta de volta!

Honda NSX de volta! Pininfarina recria modelo clássico

Uma versão atualizada do esportivo japonês foi recriada em parceria com a JAS Motorsport

Publicidade
A Pininfarina em parceria com a JAS Motorsport irá produzir uma nova versão do NSX
A Pininfarina em parceria com a JAS Motorsport irá produzir uma nova versão do NSX Foto: JAS Motorsport/Divulgação

A Pininfarina trouxe de volta o espírito do NSX original de uma forma que a própria Honda provavelmente nunca tentaria. Resultado de uma parceria entre o estúdio italiano e a JAS Motorsport, o projeto foi batizado de Tensei, que significa renascimento em japonês, e tem como objetivo atualizar o clássico para o século XXI. 

O que se sabe até agora veio de uma apresentação privada realizada em novembro, no Circuito de Fuji, no Japão, direcionada a um grupo seleto de clientes. Esse encontro indica que as empresas já estão abrindo espaço para reservas antes mesmo da estreia oficial.

Diferente da versão original, esse modelo não trará nenhuma logo da Honda ou Acura
Diferente da versão original, esse modelo não trará nenhuma logo da Honda ou Acura Foto: JAS Motorsport/Divulgação

A história entre Honda e Pininfarina não é recente, as duas trabalharam juntas em 1984 no HP-X, protótipo que daria origem ao primeiro NSX anos depois. Quatro décadas depois, a italiana volta a revisitar o esportivo, agora com a JAS Motorsport, que é a responsável pela preparação técnica de diversos modelos Honda em competições internacionais.

As primeiras imagens deixam claro que a essência do NSX original foi mantida, entretanto a carroceria ganhou proporções mais atuais. Porém os elementos marcantes do carro foram preservados, como os faróis escamoteáveis, a capota preta, o aerofólio arqueado e o formato das lanternas traseiras. Mesmo assim, quanto mais se observa, mais detalhes novos aparecem.

Acura NSX
Acura NSX Foto: Acura/Divulgação

A carroceria é inteiramente feita em fibra de carbono, e está maior que a original, assim como os para-lamas que foram alargados. Há novas entradas de ar espalhadas pelo modelo, inclusive no capô, em um visual que lembra o NSX-R da geração NA2. As entradas laterais traseiras também ficaram maiores, reforçando o caráter esportivo.

O interior ainda não foi revelado, mas de acordo com a Pininfarina, trata-se de um carro pensado para uso nas ruas, e não de um protótipo focado exclusivamente em pista. Isso abre margem para um interior mais luxuoso e moderno, mas que será revelado apenas nos próximos meses

Interior do Honda NSX em vermelho. Nome do modelo está gravado na lateral da porta.
Interior do Honda NSX Foto: Auto Trader UK/Divulgação

Sobre a motorização, o esportivo adotará o mesmo propulsor V6 utilizado no NSX de primeira geração, que será atualizado para os dias de hoje. A potência ainda não foi revelada, mas certamente ficará acima dos 270 cv originais. Além disso, o Tensei terá um câmbio manual de 6 marchas e a opção de ter o volante na esquerda ou na direita.

O início da produção e os preços do esportivo ainda não foram revelados, entretanto, novas informações devem aparecer em 2026. A previsão é de que o Tensei seja apresentado ao público no primeiro semestre do ano que vem, o que deve movimentar o mercado de restomod e reacender a atenção em torno do NSX original.