A Pininfarina trouxe de volta o espírito do NSX original de uma forma que a própria Honda provavelmente nunca tentaria. Resultado de uma parceria entre o estúdio italiano e a JAS Motorsport, o projeto foi batizado de Tensei, que significa renascimento em japonês, e tem como objetivo atualizar o clássico para o século XXI.
O que se sabe até agora veio de uma apresentação privada realizada em novembro, no Circuito de Fuji, no Japão, direcionada a um grupo seleto de clientes. Esse encontro indica que as empresas já estão abrindo espaço para reservas antes mesmo da estreia oficial.
A história entre Honda e Pininfarina não é recente, as duas trabalharam juntas em 1984 no HP-X, protótipo que daria origem ao primeiro NSX anos depois. Quatro décadas depois, a italiana volta a revisitar o esportivo, agora com a JAS Motorsport, que é a responsável pela preparação técnica de diversos modelos Honda em competições internacionais.
As primeiras imagens deixam claro que a essência do NSX original foi mantida, entretanto a carroceria ganhou proporções mais atuais. Porém os elementos marcantes do carro foram preservados, como os faróis escamoteáveis, a capota preta, o aerofólio arqueado e o formato das lanternas traseiras. Mesmo assim, quanto mais se observa, mais detalhes novos aparecem.
A carroceria é inteiramente feita em fibra de carbono, e está maior que a original, assim como os para-lamas que foram alargados. Há novas entradas de ar espalhadas pelo modelo, inclusive no capô, em um visual que lembra o NSX-R da geração NA2. As entradas laterais traseiras também ficaram maiores, reforçando o caráter esportivo.
O interior ainda não foi revelado, mas de acordo com a Pininfarina, trata-se de um carro pensado para uso nas ruas, e não de um protótipo focado exclusivamente em pista. Isso abre margem para um interior mais luxuoso e moderno, mas que será revelado apenas nos próximos meses
Sobre a motorização, o esportivo adotará o mesmo propulsor V6 utilizado no NSX de primeira geração, que será atualizado para os dias de hoje. A potência ainda não foi revelada, mas certamente ficará acima dos 270 cv originais. Além disso, o Tensei terá um câmbio manual de 6 marchas e a opção de ter o volante na esquerda ou na direita.
O início da produção e os preços do esportivo ainda não foram revelados, entretanto, novas informações devem aparecer em 2026. A previsão é de que o Tensei seja apresentado ao público no primeiro semestre do ano que vem, o que deve movimentar o mercado de restomod e reacender a atenção em torno do NSX original.
- Assista aos vídeos do VRUM no YouTube e no Dailymotion!