Os carros da Fórmula 1, como os fãs da principal categoria de automobilismo sabem, não possuem faróis. As equipes aproveitam para economizar peso, já que os poucos circuitos que acontecem à noite possuem boa iluminação. Mas, afinal, o que são aquelas luzes na parte traseira?
Diferente dos veículos convencionais, que possem a luz de freio na traseira, os carros da F1 possuem o objeto por outros motivos. Segundo a Federação Internacional de Automobilismo (FIA), todos as equipes devem colocar as lanternas traseiras a 30 cm do chão por motivos de segurança.
Apesar de não sinalizar que o piloto está freando, as luzes funcionam como faróis de neblina ou "luzes de chuva". Desta forma, devido a sua alta intensidade, o carro fica visível em condições especiais, como durante a chuva no GP da Bélgica, neste final de semana.
The definitive battle at the rolling race start, presented by @awscloud ??#F1 #F1Insights #BelgianGP pic.twitter.com/aTwAoXgMBC
— Formula 1 (@F1) July 28, 2025
Desde 2014, as lanternas traseiras dos carros de F1 também passaram a servir para avisar se o carro está em modo de regeneração de energia (Energy Recovery System ou ERS ), o que pode causar desacelerações bruscas e repentinas, assim como acontece em veículos eletrificados.
Assim, é mais comum ver as luzes piscando em algumas ocasiões específicas, como durante voltas de formação, os treinos livres, períodos de Safety Car, entre outras..
Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion!