A Toyota venderá o bZ4x, seu SUV 100% elétrico, no Brasil. A informação foi confirmada pelo diretor comercial da montadora no Brasil, José Ricardo Gomes, nesta terça-feira (2), durante a apresentação do Lexus RZ 500e.
Na ocasião, em entrevista ao "Autoesporte", negou que a Toyota trará a família bZ3x ao mercado brasileiro, dando a entender que o próximo veículo elétrico da marca no país será o bZ4x. "Chegará em breve", declarou.
O bZ4x, vale lembrar, é produzido na plataforma e-TNGA, a mesma utilizada na fabricação do RZ 500e. Ambos possuem bateria de 71,4 kWh, oferecendo autonomia de aproximadamente 450 km no ciclo WLTP.
De acordo com a Toyota, em um carregador potente (diferente dos de uso doméstico), bastam 30 minutos para recuperar 80% da carga das baterias. Segundo o fabricante, o conjunto de baterias mantém 90% de sua capacidade ao longo da primeira década.
No Japão, o utilitário esportivo da Toyota é vendido com duas opções de motorização. A mais básica, com tração dianteira, disponibiliza até 201 cv de potência e 27 kgfm de torque, partindo de 0 a 100 km/h em 8,4 segundos.
Já o bZ4x top de linha, com tração integral equipada com dois motores (um em cada eixo), entrega 215 cv de potência combinada, além de 34,3 kgfm. O conjunto permite com que o SUV saia de 0 a 100 km/h em somente 7,7 segundos.
Em relação ao tamanho, o SUV que desembarcará no Brasil tem 4,69 metros de comprimento, 2,85 m de entre-eixos, 1,86 m de largura e 1,65 m de altura. Para efeito de comparação, as medidas são ligeiramente maiores em relação ao RAV4. O porta-malas é de 452 litros, enquanto o peso varia entre 1.920 e 2.005 quilos.
O quadro de instrumentos digital do bZ4x, com 7 polegadas, foi projetado para não prejudicar a visibilidade do motorista. Opcional, o teto solar panorâmico também permite uma maior integração com o exterior.
- Assista aos vídeos do VRUM no YouTube e no Dailymotion!