x
UAI
Mais tecnologia nas ruas!

VW desenvolverá apenas carros híbridos na América do Sul em 2026

Fabricante adquiriu 2,3 bilhões de reais em linhas de crédito para financiar desenvolvimento de novos produtos

Publicidade
Ciro Possobom, CEO da Volkswagen durante anúncio das novidades
Ciro Possobom, CEO da Volkswagen durante anúncio das novidades Foto: Divulgação/Volkswagen

A Volkswagen anunciou que a partir de 2026, todo novo veículo desenvolvido e fabricado na América do Sul terá algum tipo de eletrificação em pelo menos uma versão. A marca confirmou que irá trabalhar com tecnologia híbrida-leve (MHEV), híbrida plena (HEV) e híbrida plug-in (PHEV). O primeiro produto dessa nova fase será um híbrido pleno (HEV Flex) produzido em São Bernardo do Campo (SP).

Para acelerar o desenvolvimento, produção e exportação dos propulsores com as novas tecnologias, a VW conseguiu 2,3 milhões de reais em linhas de crédito com o BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social).

Além disso, o aporte ainda contemplará o desenvolvimento de novas tecnologias ADAS (Sistemas Avançados de Assistência ao Condutor, na sigla em inglês) e também de conectividade embarcada.

Esses créditos adquiridos com o BNDES fazem parte dos 16 bilhões que serão investidos no Brasil até 2028. Além do Brasil, a marca investirá ainda 4 bilhões de reais na Argentina para a produção da Nova Amarok, que terá versões híbridas.

“Tem início uma nova era de eletrificação da Volkswagen do Brasil. A partir de 2026, todo novo Volkswagen desenvolvido pela nossa Engenharia e fabricado na Região América do Sul terá versões eletrificadas! Vamos oferecer híbridos em todas as modalidades possíveis: híbridos leves, híbridos e híbridos plug-in, que representam nosso compromisso com o futuro da mobilidade sustentável. Teremos uma solução completa, democratizando a eletrificação e o acesso a tecnologias avançadas de segurança, conectividade e inteligência artificial. O aporte de R$ 2,3 bilhões, viabilizado pelo BNDES, acelera a transição energética e tecnológica da Volkswagen do Brasil e fortalece ainda mais a nossa Engenharia. Estamos atuando para impulsionar a indústria nacional, que desenvolve e produz carros aqui, gerando empregos e acelerando a economia”, afirma o presidente e CEO da Volkswagen do Brasil, Ciro Possobom.

O que esperar dos híbridos Volkswagen?

A Volkswagen prepara lançamentos importantes para os próximos anos. Modelos como a picape intermediária “Udara” e novas gerações de T-Cross e Nivus, todos terão a plataforma MQB 37, mais avançada que a atual MQB A0 (MQB 27) e os novos motores híbridos.

Essa nova plataforma é a mesma utilizada pelo Golf e Taos, sendo que é justamente essa base que permitirá a eletrificação completa da gama futura da Volkswagen.

Os rumores apontam que o motor 1.4 TSI será substituído pelo 1.5 TSI Evo2, que nada mais é do que uma evolução do propulsor atual, com novos pistões, bielas e virabrequim. O novo motor será capaz de render entre 136 e 170 cv de potência e deve equipar somente as versões mais caras dos modelos.

A Volkswagen não confirmou qual será o primeiro carro com a nova plataforma produzido no país, porém, oficializou que será híbrido flex (um sistema parecido com o do Corolla, por exemplo) e produzido em São Bernardo do Campo, onde atualmente são produzidos Nivus, Polo Track, Virtus e Saveiro.