O prêmio Carro do Ano Europeu, criado em 1964 e considerado o mais tradicional da indústria automotiva, divulgou os sete finalistas da edição 2026. Entre os selecionáveis, há modelos da Renault, Kia, Mercedes, Dacia, Fiat, Citroën e Skoda. O vencedor será revelado em 9 de janeiro.
Como costuma acontecer no Carro do Ano, os finalistas são modelos considerados populares em vez de premium. Além disso, para a edição 2026, cinco dos candidatos têm carrocerias do tipo crossover ou SUV, uma tendência mundial.
Além disso, em meio à transição energética na indústria automotiva, é possível destacar que 3 dos 7 finalistas são exclusivamente elétricos, enquanto outros três oferecem aos compradores a opção entre motores a combustão e elétricos.
Veja os 7 finalistas abaixo:
- Renault 4
- Kia EV4
- Mercedes CLA
- Dacia Bigster
- Fiat Grand Panda
- Citroën C5 Aircross
- Skoda Elroq
Para realizar a eleição, os organizadores do Carro do Ano formam um júri, composto por jornalistas de veículos de comunicação especializados de vários países europeus, como Alemanha, Itália, Reino Unido, França, Espanha, Holanda e Suécia.
Os profissionais de imprensa participam de testes de condução e avaliações para eleger um "vencedor único e decisivo" entre os modelos concorrentes. A premiação busca o melhor carro que combine requisitos como potência, design, acabamento e inovação.
Favoritos
A mídia europeia aponta o Renault 4 como um dos principais favoritos. Isto porque o modelo reúne características consideradas importantes para o juri, como tecnologia moderna e utilidade no dia a dia. Além disso, seu "irmão", o Renault 5, levou o prêmio no início deste ano.
O Fiat Grand Panda, bastante acessível e de ótimo custo-benefício, também está na briga, segundo os sites especializados. O Dacia Bigster, por sua vez, aparece como "terceira força" nas projeções.
Assista aos vídeos do VRUM no YouTube e no Dailymotion!