x
UAI
Passou o Bugatti!

Supercarro da BYD conquista novo recorde de velocidade

Yangwang U9 Xtreme atinge 496,22 km/h e se torna o carro de produção mais rápido do mundo

Publicidade
BYD Yangwang U9 Xtreme atingiu 496,22 km/h
BYD Yangwang U9 Xtreme atingiu 496,22 km/h Foto: BYD/Divulgação

O supercarro elétrico Yangwang U9 Xtreme, da BYD, alcançou a velocidade máxima de 496,22 km/h no centro de testes ATP Automotive Testing Papenburg, na Alemanha. Com isso, superou o recorde anterior de 490,48 km/h, registrado por um Bugatti Chiron Super Sport 300+, e se tornou o carro de produção mais rápido do planeta.

A versão U9 Xtreme é uma evolução do U9 já comercializado na China. O modelo utiliza um sistema elétrico de 1200V, bateria Blade de fosfato de ferro e lítio com taxa de descarga de 30C, quatro motores que operam a até 30.000 rpm e entregam potência superior a 3.000 cv. Além disso, o supercarro também conta com pneus semi-slick de competição, e uma suspensão com ajustes específicos para alta performance.

O antigo detentor do recorde de carro de produção mais rápido do mundo, o Bugatti Chiron Super Sport 300+
O antigo detentor do recorde de carro de produção mais rápido do mundo, o Bugatti Chiron Super Sport 300+ Foto: Bugatti/Divulgação

O recorde foi alcançado pelo piloto alemão Marc Basseng, experiente em competições internacionais. Segundo ele, o desempenho do carro é favorecido pela entrega contínua de potência do motor elétrico, sem interrupções de troca de marcha, o que permite maior concentração na pilotagem.

O Yangwang U9 Xtreme terá produção limitada a 30 unidades. O nome da versão faz referência à palavra inglesa “Extreme” e simboliza desempenho máximo e inovações técnicas aplicadas a veículos elétricos de alto desempenho. 

interior BYD Yangwang U9
Yangwang U9 tem capacidade para apenas dois ocupantes Foto: Divulgação

Além da versão especial, há expectativa de que o U9 em sua configuração convencional possa ser futuramente oferecido em outros mercados fora da China, incluindo o Brasil. Entretanto, ainda não há informações oficiais da BYD sobre uma possível exportação do modelo.