A Xiaomi parece ter inspirado outras empresas da China a migrarem de ramo e investir no segmento de carros elétricos. A fabricante mais recente a fazer esse movimento é a Dreame. Conhecida por fazer aspiradores de pó, limpadores de piscina e purificadores de ar, a empresa quer entrar no segmento automotivo com uma cópia elétrica do Bugatti Chiron.
O primeiro modelo da fabricante existe somente em projeções, compartilhadas pelo fundador da Companhia Yu Hao. O visual é simples, mas chama a atenção pela enorme semelhança com o superesportivo da empresa francesa, mas com um entre-eixos alongado, dando a entender se tratar de um modelo com pelo menos quatro lugares.
Além da grade similar ao desenho da Bugatti e a lateral com o “C” cromado do Chiron, a traseira da projeção do carro chinês traz o mesmo recurso da Bugatti para deixar o motor à mostra.
O interior é diferente do Chiron e aposta em uma grande tela central, um volante vazado, típico de carros conceituais e com comandos nas laterais. O console central que divide os bancos é bem largo e faz a função de apoio de braços e abriga ainda o que parece ser um carregador de celular e uma tela auxiliar para comandar outras funções.
Empresa jovem
Fundada em 2017 e com expertise em aspiradores de pó, a Dreame Technology se considera a resposta chinesa à Apple e afirmou nos últimos meses seus planos para entrar no mercado automotivo e brigar com marcas de carros superesportivos como Bugatti e Koenigsegg.
O plano é ousado e para isso a empresa busca por potenciais fábricas para produzir seu carro elétrico. A lógica seria produzir na China, mas a Dreame busca uma planta na Alemanha, mais precisamente em Berlim, nos arredores da fábrica da Tesla, segundo o portal Car News China.
Outro portal chinês, o Jieman, afirma que a Dreame se aproxima do banco francês BNP Paribas para financiar sua empreitada no mundo automotivo.
Estreia em janeiro
Segundo a mídia chinesa, o primeiro protótipo real da Dreame será exibido na tradicional feira de tecnologia de Las Vegas (CES), que acontecerá em janeiro de 2026. Não se sabe se o modelo apresentado será o mesmo das projeções divulgadas pela marca, entretanto, os responsáveis pela propriedade intelectual da Bugatti devem estar atentos aos movimentos da Dreame.
- Assista aos vídeos do VRUM no YouTube e no Dailymotion!