Quando se vai trocar os pneus de seu carro, é importante estar atento a medida correta do artefato, para que não gere problemas ao veículo. Trata-se de números e siglas que aparecem nos pneus e que, muitas vezes, geram dúvidas entre os motoristas. As marcações seguem convenções internacionais obrigatórias e revelam informações importantes sobre segurança, desempenho e aplicação correta de cada modelo.
Apesar de estarem presentes em todos os veículos, os códigos dos pneus ainda são pouco compreendidos. Na lateral de cada unidade, uma sequência padronizada de letras e números reúne dados sobre largura, perfil, estrutura, carga, velocidade e aplicações especiais.
Como interpretar as marcações
Um exemplo bastante utilizado é o conjunto 205/55 R16 91V. A partir dessas informações podemos analisar do seguinte modo:
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205: largura da banda de rodagem em milímetros;
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55: perfil, que indica a altura da lateral do pneu em relação à largura;
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R: tipo de construção, no caso radial, mais comum nos veículos atuais, oferecendo estabilidade e conforto. O traço (-) indica construção diagonal, usada em modelos agrícolas ou antigos;
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16: diâmetro interno do pneu em polegadas, correspondente ao aro da roda;
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91V: índices complementares, sendo 91 o peso máximo suportado (615 kg) e V a velocidade máxima (240 km/h).
Regras de segurança
Segundo a Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (Anip), seguir as especificações originais indicadas pelo fabricante do veículo é essencial para garantir desempenho adequado. A troca por medidas incompatíveis pode comprometer a frenagem, a dirigibilidade e até mesmo a suspensão.
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