Nos anos 80 e 90 os regulamentos de alguns campeonatos de esporte a motor determinavam que as fabricantes construíssem carros de rua para homologar seus modelos de competição. Hoje, isso não é mais necessário, mas há quem queira desfilar nas ruas com seus carros oriundos das pistas. A britânica Lanzante é especialista nisso e está preparando um Bugatti Bolide para as ruas.
Conhecida por converter McLarens F1, P1 e Senna GTR, bem como os Pagani Zonda Revolución e Huayra R, e até o Lamborghini Sesto Elemento para uso em rua, a Lanzante divulgou que está trabalhando na conversão de um Bugatti Bolide.
Todos os modelos citados acima (com exceção da F1 GTR), nasceram como veículos de uso estritamente em pista, com vendas limitadíssimas. Tradicionalmente, esses modelos servem para as fabricantes mostrarem todo o potencial de seu departamento de engenharia, e não possuem grandes restrições no seu desenvolvimento.
O Bugatti Bolide é um desses casos. Utilizando um chassi de fibra de carbono, o modelo é equipado com motor W16 quadriturbo capaz de entregar 1.600 cv e 163 kgfm de torque, pesando apenas 1.450 kg. Em termos de performance, o modelo francês alcança os 380 km/h de velocidade máxima e vai de zero a 100 km/h em apenas 2.2 segundos.
Com visual agressivo e inspirado em modelos de competição da extinta categoria LMP1, a produção do supercarro é limitada a apenas 40 unidades.
Desafios da transformação
Em entrevista ao portal CarBuzz, Dean Lanzante, dono da empresa, confirmou a transformação do Bolide e explicou alguns desafios do processo.
“O motor consegue passar [nas regras de] emissões, temos uma transmissão muito fácil e amigável ao usuário, bem como um nível de construção excelente”, declarou.
Entretanto, o Bolide possui diversas peculiaridades para o uso em pista, e o executivo sabe disso. O jogo de pneus só dura cerca de 60 km de uso em pista e custam 7 mil euros (R$ 44 mil), o consumo de combustível é altíssimo (cerca de 1,25 km/l) e outros sistemas que o tornam quase impossível de usar nas ruas. Além disso, o modelo original não conta com airbags, e itens essenciais para o trânsito como setas e luz de ré.
“Carros de pista costumavam ser carros de rua altamente modificados. Agora, os carros de uso em pista são verdadeiros carros de corrida. [Alguns] precisam de pré-aquecimento, ou partida com tranco, onde você tentar dar a partida três vezes antes da bateria morrer. Observamos todos esses pontos antes de pensar se é possível ou não modificar.
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