x
UAI
Incrível!

BYD consegue recorde ao atingir quase 500 km/h com carro elétrico

Yangwang U9, muito conhecido por "dançar e pular" agora é o carro elétrico mais rápido da história

Publicidade
BYD Yangwang U9 Track Edition
BYD Yangwang U9 Track Edition Foto: BYD/Divulgação

A chinesa BYD anunciou nesta terça-feira (26) que seu super esportivo elétrico Yangwang U9 atingiu a incrível velocidade máxima de 472.41 km/h, passando a ser o carro elétrico mais veloz do mundo.

O recorde foi atingido no dia 8 de agosto em uma pista de testes na Alemanha, com o piloto Marc Basseng ao volante. Anteriormente, o recorde pertencia ao esportivo croata Rimac Nevera R, ao atingir 431.45 km/h.

O modelo chinês que atingiu o recorde é uma versão específica para uso em pista, batizada de “Track Edition”, que além de alívio de peso, traz quatro motores elétricos (um em cada roda), que combinam para 3 mil cv de potência. Para efeito de comparação, o Nevera R entrega 2.017 cv.

A versão “civil” do Yangwang U9 é bem mais modesta, trazendo ainda quatro motores elétricos, mas entrega “apenas” 1.290 cv. As baterias são de 80 kWh e garantem 450 km de alcance segundo o ciclo chinês CLTC, e alcançou a velocidade máxima de 391.94 km/h.

O modelo utilizado nos recorde não trazia a asa traseira, pensando justamente em reduzir o arrasto aerodinâmico e permitir uma velocidade final mais alta. Além disso, o carro recordista usava pneus semi-slicks fabricados pela Giti especialmente para essa finalidade.

Yangwang U9
Yangwang U9 Foto: Divulgação

O Yangwang U9 é produzido a partir da plataforma e4, a mais avançada disponível na gama da BYD e traz a suspensão inteligente DiSus-X, que consegue realizar ajustes automáticos e em tempo real, e segundo a marca, consegue “saltar buracos”.

A BYD possui uma unidade desse veículo no Brasil, entretanto, ainda não se sabe se a marca planeja oficializar o modelo para a venda. Na China, a versão civil foi lançada pelo preço de 1.68 milhão de Yuans, o equivalente a R$ 2,2 milhões. Provavelmente, por conta do altíssimo valor de venda, oferecer o super carro seja inviável.