A Peugeot anunciou nesta semana a chegada dos 208 e 2008 Hybrid, linha 2026, que chegam ao mercado brasileiro com a inovadora tecnologia híbrida leve de 12V, parecido com o sistema que a Fiat usa no Pulse e Fastback por exemplo. Com isso, a marca se torna a primeira a oferecer modelos híbridos nos segmentos B Hatch e B SUV, reforçando sua estratégia de eletrificação acessível e presença nos segmentos mais disputados do país.
Os novos modelos combinam o motor 1.0 turbo flex de 130 cv e 200 Nm, a um motor-gerador elétrico com bateria de íons de lítio de 12V. O sistema híbrido do tipo MHEV (Mild Hybrid Electric Vehicle) utiliza a configuração BSG (Belt Starter Generator), que atua como motor de partida eficiente e recupera energia nas frenagens e desacelerações (e-Braking e e-Coasting). Com isso, os híbridos podem reduzir em até 10% o consumo urbano e em até 8% as emissões de CO2, sem exigir recarga externa e sem alterar o modo de condução. O Advanced Start & Stop garante partidas e paradas suaves, proporcionando maior conforto e silêncio ao dirigir.
Design e estilo
O Peugeot 208 GT T200 Hybrid AT destaca-se pelo visual esportivo, com rodas diamantadas de 17 polegadas, retrovisores em preto brilhante, aerofólio traseiro e grade dianteira bodycolor. A assinatura luminosa em LED, com faróis full-LED e lanternas em formato de “garras de leão” conectadas por faixa em preto brilhante, reforça a identidade marcante do hatch.
O Peugeot 2008 GT T200 Hybrid AT segue o estilo SUV, com dianteira robusta e faróis LED 3D, rodas diamantadas de 17 polegadas modelo Karakov, acabamento bitom e teto solar panorâmico. A traseira mantém o design premium da Peugeot, com lanternas interligadas por faixa preta e vincos nas laterais que transmitem movimento e imponência. A versão ainda conta com bancos traseiros bipartidos, que ampliam a versatilidade do veículo.
No interior, ambos os modelos trazem volante esportivo em couro, bancos premium, pedais de alumínio, iluminação em LED e acabamento em estilo “carbon”. O destaque é o painel i-Cockpit 3D Hybrid de 10 polegadas, que exibe em tempo real o fluxo de energia, autonomia e consumo do sistema híbrido, e a central Peugeot i-Connect Advanced de 10,3”, compatível com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, navegação 3D, serviços conectados e atualizações OTA.
Tecnologia e segurança
Os híbridos vêm equipados com pacote ADAS completo, incluindo alerta de colisão, frenagem automática de emergência, detector de fadiga, reconhecimento de placas e assistente de permanência em faixa. Além disso, o sistema híbrido garante partidas e paradas suaves, recuperação de energia em frenagens e desacelerações, e melhora a eficiência sem alterar o estilo de condução.
A conectividade também evolui com o aplicativo MyPeugeot, que permite enviar comandos de travamento, monitorar dados de condução, receber alertas e agendar serviços. Para os clientes que optarem pelo seguro conectado, a Peugeot oferece desconto médio de 30% no prêmio, reforçando a conveniência e segurança.
Motor e desempenho
O motor a combustão é um três cilindros em linha de 999 cm³, com bloco e cabeçote em alumínio, injeção direta flex e tecnologia MultiAir III para controle preciso das válvulas. Associado ao câmbio CVT com simulação de sete marchas virtuais, o conjunto híbrido entrega torque instantâneo nas arrancadas, retomadas rápidas e operação suave, sem exigir recarga externa.
O sistema elétrico atua como motor de apoio, gerador e motor de partida, otimizando consumo e emissões. Com isso, os modelos oferecem condução mais eficiente e econômica, além de maior conforto e silêncio.
- Assista aos vídeos do VRUM no YouTube e no Dailymotion!