A Volkswagen apresentou na Europa a nova geração do SUV compacto T-Roc, muito conhecido por ser o SUV do Golf, agora o modelo pode ter uma grande importância pro mercado brasileiro, uma vez que deve adiantar linhas e tecnologias da próxima geração de Nivus e T-Cross.
Segundo Thomas Schäfer, CEO da Volkswagen, o T-Roc “é fabricado e vendido na América do Sul”, e como o SUV não é fabricado, é possível interpretar a fala como antecipação dos planos da marca. Os rumores apontam que, por conta da chegada do Tera, o Nivus ficará maior na nova geração, o que justificaria a chegada do T-Roc rebatizado.
Como é o novo T-Roc?
A nova geração do SUV europeu aposta mais na silhueta cupê, se aproximando ainda mais do Nivus brasileiro, vendido na Europa como Taigo. Com 4,37 metros de comprimento e 2,63 m de entre-eixos, o T-Roc de segunda geração é 14 cm maior no comprimento e 4 cm maior no entre-eixos que a primeira geração.
Em comparação com o Nivus, os números são superiores em 11 cm em comprimento e 7 cm em entre-eixos. O porta-malas do novo T-Roc tem 475 litros de capacidade, 50 litros a mais que os 415 do Nivus atual.
No Brasil, o novo Nivus usará a plataforma MQB Hybrid, uma variação da MQB 37 europeia (usada por T–Roc e Golf), que permitirá uso de eletrificação. Na Europa, o modelo chega com motor 1.5 TSI evo2. Esse sistema é basicamente um híbrido-leve que substitui o compressor de ar-condicionado tradicional e um alternador por uma unidade elétrica.
Serão duas opções de potência total: 136 cv ou 170 cv, sempre com torque de 31,2 kgfm. A tendência é que o sistema elétrico não movimente as rodas, mas funciona para reduzir esforços do motor a combustão.
Há também a opção 2.0 TSI de 190 cv e com tração integral, que chegará somente no ano que vem. Independente do motor, a transmissão será sempre a automatizada DSG de sete velocidades.
Linhas mais modernas
Externamente, chama a atenção a similaridade do T-Roc com outros modelos da marca. Os faróis mais finos (com tecnologia Matrix), a linha de LED entre os mesmos e até o logotipo iluminado, que fará sua estreia no Golf no Brasil, são destaques do T-Roc e devem chegar aos SUVs brasileiros nos próximos anos.
Interior mais refinado
O interior do SUV apresenta mudanças interessantes. A central multimídia de 12,9” e o painel de instrumentos, bem como comandos no console central lembram bastante o conceito ID.2All.
Os comandos de ar-condicionado estão na multimídia e há um grande espaço para o carregador de celular sem fio posicionado na vertical. Os comandos para pausar o som, ligar o motor e soltar o freio de estacionamento estão ao centro do painel, entre o carregador de celular e o porta-copos.
O seletor de marchas agora está posicionado no lado direito da coluna de direção, onde normalmente ficam os comandos de limpadores de parabrisas, que agora estão no lado esquerdo. Para acender os faróis há um seletor no lado esquerdo do painel, seguindo o exemplo dos elétricos da linha ID.
- Assista aos vídeos do VRUM no YouTube e no Dailymotion!