A Volkswagen lançou nesta terça-feira (29) o tão aguardado Nivus GTS por R$ 174.990. O preço posiciona o SUV cupê acima do Fiat Pulse Abarth (R$ 152.990) e do Fiat Fastback Abarth (R$ 171.990), seus rivais diretos no segmento de compactos esportivos. O modelo é o primeiro SUV da marca a carregar a icônica sigla GTS e será o esportivo da marca ao lado do Jetta GLI e Golf GTI
O destaque do Nivus GTS reside no motor 1.4 TSI 250 (turbo flex) de 150 cv (etanol ou gasolina) e 25,5 kgfm de torque, disponível entre 1.500 e 3.500 rpm. Acoplado a um câmbio automático de seis marchas, com trocas manuais por alavanca ou paddle shifts, o conjunto leva o SUV de 0 a 100 km/h em 8,4 segundos, com velocidade máxima de 204 km/h. A Volkswagen recalibrou o sistema de controle de estabilidade (ESC) e ajustou a suspensão para extrair mais agilidade, mantendo a tração dianteira.
O consumo, porém, é moderado, fazendo com etanol na cidade 8,1 km/l e 9,9 km/l na estrada, enquanto com gasolina o SUV cupê faz 11,6 km/l e 14,2 km/l na estrada. Seu tanque de combustível é de 52 litros. A suspensão, recalibrada para o GTS, reduz a rolagem da carroceria, e a direção elétrica, ajustada para maior precisão, melhora a dinâmica em curvas.
O Nivus GTS mantém as dimensões do modelo padrão: 4,26 m de comprimento, 1,75 m de largura, 1,49 m de altura e 2,56 m de entre-eixos. O porta-malas de 415 litros também não muda. O peso, no entanto, sobe para 1.280 kg, 50 kg a mais que o Nivus Highline, devido ao motor, aos equipamentos extras e reforços na suspensão.
No visual, a Volkswagen caprichou na exclusividade. A grade frontal exibe a sigla GTS, com detalhes vermelhos no para-choque e nas laterais. Os retrovisores e o teto (em quatro das cinco cores) adotam o Preto Ninja, enquanto as rodas de 18 polegadas, com pneus 215/45, são inéditas, desenhadas pelo time brasileiro de José Carlos Pavone. Faróis e lanternas Full LED, com alcance de 130 metros, criam uma assinatura luminosa. As cores disponíveis incluem Branco Cristal, Cinza Moonstone, Vermelho Sunset, Azul Titan (todas bicolor com teto preto) e Preto Ninja.
O interior do Nivus GTS reflete a proposta esportiva sem sacrificar o conforto. Os bancos dianteiros, com formato anatômico, recebem revestimento premium e o logotipo GTS estampado. O teto escurecido e detalhes vermelhos no painel e costuras criam um ambiente envolvente. Um aplique com a sigla GTS no lado do passageiro aumenta a percepção de exclusividade.
O resto permanece aquilo que conhecemos: painel de instrumentos digital de 10,25 polegadas com gráficos e detalhes vermelhos, e a central multimídia VW Play Connect de 10,1”, com internet embarcada, suporta apps nativos, Android Auto e Apple CarPlay sem fio. Um carregador por indução com saída de ar mantém o celular resfriado.
Os modos de condução são os conhecidos dos modelos esportivos da VW, o Eco, Normal, Sport e Individual, que permitem ajustar direção, câmbio e suspensão via central multimídia.
O pacote ADAS inclui controle adaptativo de cruzeiro (ACC), frenagem autônoma de emergência (AEB), assistente de faixa (Lane Assist) e condução ativa (Travel Assist). Seis airbags, ISOFIX, controles de tração e estabilidade (ESC e ASR), bloqueio eletrônico de diferencial (EDS), freios a disco nas quatro rodas e assistente de partida em rampa completam o arsenal.
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