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Volkswagen terá dois tipos de motorização híbrida no Brasil

Fabricante aposta em tecnologia mais complexa e robusta para aplicar em modelos mais caros

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Eletrificação faz parte dos investimentos de R$ 16 bilhões no Brasil
Eletrificação faz parte dos investimentos de R$ 16 bilhões no Brasil Foto: Reprodução/Volkswagen

As tecnologias híbridas estão cada vez mais presentes no mercado automotivo brasileiro. Após a chegada das chinesas e o início da eletrificação em massa com a Fiat, será a vez da Volkswagen apostar em híbridos, com duas abordagens diferentes, segundo informam Autoesporte e Mobiauto.

Segundo as publicações, a primeira fase da tecnologia híbrida no país será um “super híbrido leve”, que usará um sistema elétrico de 48V acoplado ao propulsor a combustão. O principal destaque dessa tecnologia herdada da Audi será a capacidade de tracionar as rodas usando energia elétrica.

As fontes dizem que o motor elétrico (chamado de PTG) terá 24 cv de potência e 23,5 kgfm de torque e será instalado na transmissão. A bateria de alta tensão terá 1,7 kWh e será acoplada ao conjunto de força por meio de correia. O alternador e motor de arranque serão substituídos por um “superalternador”, também movido por correia, similar ao já visto na Stellantis.

Volkswagen Taos
Motor 1.4 TSI é velho conhecido do Grupo Volkswagen Foto: Luiz Forelli/Vrum

O motor a combustão será o 1.5 TSI Evo2, já utilizado na Europa, que é uma evolução do 1.4 TSI oferecido no Brasil. A transmissão será a automatizada de dupla embreagem DSG. Será justamente o acoplamento ou desacoplamento das embreagens que irão determinar se o motor elétrico será utilizado para tracionar as rodas ou auxiliar o motor a gasolina.

A expectativa dos jornais é que os modelos com esse sistema consigam sair de semáforos, realizar manobras de estacionamento e até mesmo encarar congestionamentos somente em modo elétrico.

Nivus deve contar com esse motor

Segundo as fontes, a nova geração do Nivus já deve contar com essa motorização. A ideia de uma nova geração do modelo foi divulgada pelo CEO global da Volkswagen, Thomas Schäfer, que deixou escapar que a nova geração do T-Roc europeu será vendida na América do Sul, e a expectativa é que o modelo europeu seja vendido por aqui como Nivus de segunda geração.

VW Nivus aparece com forte camuflagem e novo visual dianteiro
VW Nivus aparece com forte camuflagem e novo visual dianteiro Foto: Reprodução/@harleyabud/Placaverde

Os flagras mais recentes mostram um Nivus com carroceria maior rodando sob forte camuflagem. Ainda não se sabe ao certo se o veículo misterioso é o novo Nivus/T-Roc ou uma mula de testes da nova picape intermediária da Volks. Considerando a proximidade do Nivus com o Tera, faz sentido o modelo mais antigo crescer.

Entretanto, será necessário uma mudança de geração para a adoção desses sistemas. As fontes afirmam que o "Novo Nivus" será construído a partir da plataforma do Taos. O mesmo deve acontecer com demais modelos que usarão a tecnologia híbrida. 

Segunda configuração

Além desse conjunto, a Volkswagen trabalha em uma segunda opção híbrida, que segundo as fontes, ainda não está definida. A marca alemã está entre um conjunto híbrido leve de fato, com 48 Volts de tensão. Esse sistema é mais robusto do que o utilizado pela Stellantis no Pulse e Fastback (12V) e servirá para reduzir o esforço do motor a combustão.

Há ainda a possibilidade da criação de uso de um sistema híbrido pleno, com motor elétrico e baterias mais robustos para mover o carro usando somente a energia elétrica por distâncias maiores.

A tendência é que a eletrificação na Volkswagen fique somente nos modelos atualmente vendidos com motor 1.4 TSI (T-Cross, Nivus, Virtus, Taos), que devem ser substituídos pelo 1.5 TSI EVO com tecnologia híbrida.