x
UAI
Grife ainda importa!

China: Mercado de luxo ainda é das marcas importadas

Apesar do crescimento e procura por marcas locais, público premium prefere marcas europeias

Publicidade
Geely Geome Xingyuan teve mais de 200 mil vendas na China e pode chegar ao Brasil em breve
Geely Geome Xingyuan teve mais de 200 mil vendas na China e pode chegar ao Brasil em breve Foto: Divulgação

O mercado automotivo da China é o maior do mundo em termos de unidades vendidas, e por isso, diversos fabricantes de todos os países tentam emplacar seus produtos por lá. Nos últimos anos, Volkswagen, Mercedes-Benz e Porsche registraram quedas vertiginosas nas suas vendas, mas o consumidor de luxo ainda quer marcas europeias.

O mais recente estudo da China Passenger Car Association (CPCA), dividiu o mercado chinês em cinco faixas de preços e justamente nas faixas mais baixas é onde as marcas locais dominam.

Somente em junho, o volume local de vendas foi de 2 milhões de unidades, um crescimento de 18,1% em relação ao mês de junho de 2024. Neste primeiro semestre, o volume total de vendas de veículos de passageiros foi de 10,9 milhões de unidades.

Domínio Chinês

A pesquisa definiu que o segmento de entrada chinês é de carros  até 100 mil yuan (R$ 77 mil, aproximadamente). Nesse preço está o carro mais vendido do país até o momento, o Geely Xingyuan, com 204.940 unidades.

Entre os 10 mais vendidos, a BYD possui quatro modelos, seguidos de três da Geely. Das importadas, somente a Volkswagen com o Lavida e o Nissan Sylphy aparecem na lista.

Volkswagen Lavida é exclusivo do mercado chinês, mas lembra nosso Virtus
Volkswagen Lavida é exclusivo do mercado chinês, mas lembra nosso Virtus Foto: Divulgação

Entre os 100 mil yuan e 150 mil yuan o cenário é parecido, com 5 BYD um Geely, um Changan, Lavida e Sylphy e o Volkswagen Sagitar. Curiosamente, os três importados são sedãs, mostrando que o mercado local ainda adota essa carroceria, ao contrário do mercado global.

Partindo para os 250 mil yuan, o panorama começa a ser favorável aos importados. O carro mais vendido é o BYD Qin Plus (Vendido no Brasil como King), mas o Xiaomi SU7 aparece logo atrás. 

Nessa faixa de preço, já começam a aparecer modelos médios como o BYD Qin L, Volkswagen Passat e Toyota Camry, entretanto, versões topo de linha do VW Lavida e Nissan Sylphy ainda estão presentes. Dos 10 mais vendidos, cinco são de marcas importadas.

Entre 250 e 350 mil Yuan aparece pela primeira vez um Tesla. O Model Y é o líder de vendas nesta faixa de preços, que tem apenas o Xiaomi SU7 e Li Auto L6 como representantes locais. Modelos como Toyota RAV4, VW Tayron L, Honda CR-V e BMW Série 3 figuram entre o top-10.

Acima dos 350 mil yuan (R$ 271 mil), as europeias começam a dominar. O Audi A6L é o líder de vendas, com as versões mais caras do BMW Série 3 aparecendo na sequência. A lista conta ainda com o Audi Q5L, BMW Série 5 e os Mercedes-Benz GLC, Classe C e E.

Audi A6L conta com plataforma alongada para atender o mercado chinês
Audi A6L conta com plataforma alongada para atender o mercado chinês Foto: Divulgação


Curiosamente, nessa faixa mais cara, começam a aparecer as minivans de luxo. Cada vez mais populares na China, esses modelos são produzidos para levar poucas pessoas, mas apostam em alto requinte e sofisticação.