x
UAI
Conheça!

Estrada Real: Criada no século 17, estrada já foi homenageada com carro

Cruzando três estados, Estrada Real foi a principal rota do ouro e diamante do Brasil

Publicidade
Estrada Real é composta por trechos asfaltados e muito trajeto off-road
Estrada Real é composta por trechos asfaltados e muito trajeto off-road Foto: Reprodução

A Estrada Real é uma das estradas mais icônicas e importantes da história do Brasil. O nome Estrada Real se dá a todo caminho construído pela Coroa Portuguesa. Iniciada no século 17, o caminho era a principal rota de transporte de ouro e diamante do país.

A Estrada Real ligava a antiga Vila Rica, atualmente conhecida como Ouro Preto (MG), ao porto de Paraty (RJ). Conhecido como Caminho Velho, a rota foi criada para escoar rapidamente o material minerado. O trajeto era percorrido em cerca de 90 dias.

Além de Ouro Preto, cidades como Tiradentes, São João del-Rei, Caxambu, São Lourenço, Congonhas (Todas em MG), Guaratinguetá e Cunha (SP) e Paraty (RJ) fazem parte da primeira parte da Estrada Real. 

São 710 km no total e o viajante pode desfrutar de diversas atividades históricas, visitar patrimônios culturais da humanidade e também a ferrovia entre São João del Rei e Tiradentes, inaugurada por Dom Pedro II.

Por conta de saques, roubos e até mesmo ataques de piratas no trajeto marítimo entre Paraty e Rio de Janeiro, foi necessária a criação de uma nova rota, desta vez ligando o Rio de Janeiro diretamente a Ouro Preto.

Com 515 km de extensão, o tempo de viagem foi reduzido para cerca de 15 dias. Por conta da nova rota, diversos vilarejos e cidades foram nascendo, como por exemplo, Paty do Alferes, (RJ), Juiz de Fora (MG), Palmira (atual Santos Dumont) e Barbacena. 

Mais tarde, em 1729, por conta da descoberta de diamantes acima de Ouro Preto, a Estrada Real teve seu trajeto ampliado para Diamantina, principal ponto de exploração das pedras preciosas na região. O caminho dos diamantes tem 395 km de extensão.

Há também o Caminho do Sabarabuçu, uma espécie de desvio da Estrada Real com 160 km de extensão que liga Cocais ao distrito de Glaura em Ouro Preto, passando por Sabará.

Desde 1999 existe o Instituto Estrada Real, criado pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais com a finalidade de organizar e fomentar o turismo pela Estrada Real.

Doblò Estrada Real

Fiat Doblò Adventure Estrada Real
Fiat Doblò Adventure Estrada Real Foto: Reprodução/Redes Sociais

Conhecida por sua longa conexão com Minas Gerais, a Fiat apresentou em 2004 a versão especial Estrada Real do utilitário Doblò Adventure. Entre as novidades estavam o rack de teto e uma caixa organizadora que aumentam a capacidade de bagagem do modelo e uma rede para manter objetos pequenos presos no porta-malas. 

A versão era identificada com o mapa da Estrada Real na capa do estepe e adesivos nos para-lamas e no interior. Além disso, os Doblò Adventure Estrada Real contavam com um guia de viagens pela estrada com informações históricas, mapas e roteiros de viagens, bem como recomendações de restaurantes e hotéis e pousadas.