O Tesla Model Y foi um sucesso de vendas em 2024, encerrando o ano como o carro mais vendido no mundo - com 1,09 milhão de emplacamentos, o sedã elétrico superou o Toyota Corolla. Nos primeiros meses de 2025, entretanto, o modelo vem decepcionando.
O maior fracasso do Model Y acontece na Europa. Até abril deste ano, a Tesla vendeu apenas 4.731 unidades, uma queda de 51% em comparação com o mesmo período de 2024, quando 9.704 veículos foram comercializados. Os dados são da empresa de pesquisa de mercado Dataforce.
No começo de 2025, a Tesla avisou que já esperava uma redução nas vendas, tendo em vista que o Model Y passaria por profundas alterações com sua nova geração. Porém, alguns países já estão entregando o novo sedã elétrico, e o resultado segue insatisfatório.
O recuo, porém, não afeta apenas o Model Y. Outro veículo importante da Tesla, o Model 3, também teve um declínio expressivo. As vendas caíram de 4.768 unidades em abril de 2024 para 3.094 no mês passado, uma queda de 35,1%.
Motivo
Para piorar a situação da Tesla, a Dataforce registrou estabilidade na venda de carros 0 km nos países da Europa durante abril, com um pequeno recuo de 0,3%. Além disso, houve um aumento dos emplacamentos de veículos elétricos em 28%.
No entendimento de especialistas e dos próprios acionistas da Tesla, a postura do CEO Elon Musk é o principal motivo para a queda. Desde que entrou no governo dos Estados Unidos, o bilionário vem acumulando polêmicas.
Além disso, a Tesla está sofrendo com o aumento na concorrência de veículos elétricos, sobretudo com as empresas chinesas.
- Acompanhe o VRUM também no Dailymotion e no YouTube!