A Volkswagen decidiu que vai fechar, no segundo semestre deste ano, uma de suas 39 fábricas na China. Operada em conjunto com a estatal Saic Motor, a planta está localizada em Najing, província de Jiangsu. A informação foi confirmada pela VW em comunicado oficial.
Desta forma, a Volkswagen fecha a sua primeira grande fábrica no território chinês. Com mais de 17 anos de existência, o local tinha capacidade para produzir cerca de 360 mil veículos por ano, sendo uma das principais plantas da empresa no território chinês.
"Podemos confirmar que a fábrica da VW em Nanquim encerrou a produção", confirmou a Volkswagen, em comunicado à Reuters. "Muitas unidades da Saic Volkswagen estão sendo convertidas ou já foram convertidas para a produção de veículos elétricos", continuou.
A empresa, entretanto, não informou se a planta passará ser usada em alguma etapa na produção de carros eletrificados. Atualmente, a unidade é responsável por fabricar apenas automóveis movidos a combustão, como a Passat e modelos da marca Skoda.
Segundo a imprensa alemã, além da transição energética e a menor demanda por carros a combustão, a VW tomou essa decisão devido à queda nas vendas na China - a empresa sofre uma forte concorrência no país asiático.
O momento de instabilidade da VW ocorre também na Europa. No ano passado, a imprensa europeia informou que unidades na Alemanha e na Bélgica estavam na mira dos diretores. Após alguns protestos, entretanto, a direção recuou.
- Acompanhe o Vrum também no Youtube e DailyMotion