A Honda deu o primeiro passo concreto rumo à eletrificação no segmento de duas rodas ao lançar a E-VO, sua primeira moto elétrica voltada ao consumidor final. O modelo estreia na China por meio da joint venture Wuyang-Honda e chega em duas versões, com preços a partir de 29.999 yuans — cerca de R$ 27 mil.
A novidade faz parte da estratégia da marca japonesa de lançar dez modelos elétricos até 2025 e atingir 15% de participação global no segmento até 2030.
Estilo retrô, pacote moderno
A E-VO aposta em um visual inspirado nas café racers, com carenagens limpas, farol redondo e uma pegada mais esportiva. A versão topo de linha traz até duas telas TFT de 7 polegadas, com informações de navegação, autonomia, consumo, pressão dos pneus e conectividade com o celular.
Com potência de 21,5 cv (15,8 kW) e velocidade máxima de 120 km/h, o modelo acelera de 0 a 50 km/h em apenas 2,8 segundos.
Duas versões, até 170 km de autonomia
A E-VO será vendida em duas configurações:
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Standard: com duas baterias, totalizando 4,1 kWh e autonomia de até 120 km.
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Premium: com três baterias, somando 6,2 kWh e até 170 km de alcance.
O carregamento varia entre 1h e 2h30, dependendo da versão e do tipo de carregador — doméstico ou público.
Produção e futuro
A E-VO será produzida exclusivamente na China, e ainda não há previsão de chegada ao mercado internacional. No entanto, o lançamento do modelo é considerado um prenúncio para os conceitos apresentados recentemente pela Honda, como o EV Fun Concept e o EV Urban Concept, que devem dar origem a novas motos elétricas globais até o fim de 2025.
Com isso, a Honda começa a se posicionar de forma mais agressiva no universo da mobilidade elétrica sobre duas rodas, mirando tanto o mercado asiático quanto sua futura expansão para Europa e Brasil.
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