A possível proibição da Europa para carros de aluguel movidos à gasolina está diretamente ligada às metas climáticas já adotadas por diversos países do velho continente. A ideia é reduzir consideravelmente a frota de veículos à combustão, que é um dos maiores responsáveis pela poluição urbana.
Alguns países como Noruega, Alemanha e França já se mobilizaram para uma proibição, começando ainda neste ano, com o planejamento de concluir até 2035. Os veículos à diesel, que são muito comuns na Europa, também estão correndo risco de serem proibidos, visto que também emitem muitos gases tóxicos.
Esse movimento acompanha as diretrizes do Pacto Verde Europeu, e de certas legislações, como a que prevê o fim da venda de carros à combustão até 2035. O planejamento é incluir aos poucos veículos híbridos e elétricos, não apenas para aluguel, como também incentivando a população a adotar esses modelos.
Dessa forma, os modelos se tornarão veículos populares na Europa, e dessa forma poderão ficar mais baratos, não apenas para adquirir um, como também a manutenção. Além disso, ao priorizar veículos elétricos, governos e cidades esperam não apenas reduzir emissões rapidamente, como também estimular a infraestrutura de recarga.
No entanto, esse processo enfrenta desafios, como a baixa autonomia dos elétricos em relação aos modelos movidos a gasolina e a diesel. O custo inicial elevado também é visto como empecilho, além da desigualdade na distribuição de pontos de recarga em diferentes regiões da Europa.
- Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!