As tarifas aplicadas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, estão afetando o setor automotivo de maneira considerável. Segundo o site "Carscoops", milhares de veículos estão se acumulando nos mais agitados terminais portuários da Europa.
O Porto de Antuérpia-Bruges (Bélgica), por exemplo, é um dos mais tradicionais do Velho Continente e, somente no ano passado, registrou 3 milhões de veículos exportados. No primeiro semestre de 2025, o terminal portuário contabilizou queda de 15,9% nos carros transferidos para os EUA.
As marcas mais afetadas com as tarifas são as alemãs, como BMW e Smart. No entendimento da administração do porto, as perspectivas para o segundo semestre "permanecem incertas" e "dependerão da possibilidade de um acordo comercial entre a União Europeia (UE) e os EUA ser alcançado até 1º de agosto".
Nas últimas semanas, Trump anunciou uma nova rodada tarifária para diversos países - o Brasil foi o mais afetado, recebendo uma alíquota de 50%. Para a União Europeia, a taxa foi de 30%. Neste contexto, o representar do Porto de Antuérpia-Bruge, Justin Atkin, demonstra pessimismo.
"Com a pandemia, tivemos lockdown, depois saímos do lockdown e as pessoas se acostumaram a lidar com isso sem estarem preparadas", disse, em entrevista ao jornal britânico The Guardian. "Enquanto isso aqui... As pessoas falaram sobre tarifas de Trump, mas ninguém esperava o nível e a gravidade da ação instantânea", lamentou.
Para piorar, não foi apenas a exportação de carros de passeio que desacelerou este ano. O recuo nas vendas de veículos pesados, incluindo caminhões e tratores, para os Estados Unidos esteve na casa dos 31%.
Desta forma, todo o setor automotivo da Europa aguarda uma negociação entre representantes da UE e Trump nos próximos dias.
Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion: lançamentos, testes e dicas..