x
UAI
BALANÇO POSITIVO

Vendas de carros elétricos e híbridos crescem 24% no mundo

China e Europa puxam alta no setor em junho; EUA e Canadá amargam resultados negativos

Publicidade
Fiat pulse azul ao lado de Fiat Fastback na mesma cor
Fiat pulse azul ao lado de Fiat Fastback na mesma cor Foto: Divulgação/Fiat

As vendas de carros elétricos e híbridos cresceram 24% em todo o mundo durante o mês de junho de 2025. A informação foi publicada nesta terça-feira (15) pela agência Reuters, que obteve os dados com a empresa britânica RHO Motion, importante consultoria na área da eletrificação. 

Segundo o levantamento, apenas no mês passado, 1,8 milhão de unidades foram comercializadas. A alta foi puxada, principalmente, pelos mercados chinês e europeu. Na China, o crescimento foi de 28%, com 1,1 milhão veículos eletrificados vendidos. Já no Velho Continente, o avanço ficou na casa dos 23%, com 390 mil vendas. 

A RHO Motion diz que o bom resultado no país asiático se explica por políticas públicas contínuas de incentivo, ampla oferta de modelos, e preços cada vez mais competitivos. Na China, as vendas de eletrificados já superaram a de carros a combustão. 

BYD Dolphin Mini é o elétrico mais popular do mercado brasileiro
BYD Dolphin Mini é o elétrico mais popular do mercado brasileiro Foto: Maurício Campelo/Vrum

Já os mercados de Alemanha e Espanha puxaram os números da Europa. Mesmo em um cenário econômico desfavorável, esses países prosseguiram com os incentivos à compra de veículos elétricos, garantindo bons resultados para junho. 

Os Estados Unidos, por outro lado, constataram um resultado negativo, com retração de 0,1% no setor - foram cerca de 140 mil unidades vendidas. Já no Canadá, a queda foi ainda mais impactante, chegando a 9%. As taxas anunciadas pelo presidente Donald Trump seriam a principal causa pelo mau desempenho do setor na América do Norte, aponta o estudo. 

Perspectiva para o 2º semestre

GWM Poer
GWM Poer Foto: Divulgação/GWM

A RHO Motion diz que a expectativa para o segundo semestre de 2025 é otimista, com um novo crescimento no horizonte. A consultoria afirma que a nova alta deve ser puxada pela China - o governo chinês promete continuar fomentando a compra de eletrificados.