As férias de meio do ano podem ser uma oportunidade para muitas famílias visitarem parentes no interior, ou conhecer novas cidades ou destinos. Tão importante quanto escolher o destino e as roupas para levar na mala, é garantir a revisão do automóvel antes de cair na estrada. O professor de engenharia Cleber Gomes da FEI, reforça os cuidados necessários a se tomar antes de viajar.
Além das revisões programadas, antes de viajar é importante um check-up momentâneo para entender as condições do veículo. Algumas peças podem apresentar desgaste acima do normal, ou quebrar antes do programado.
Segundo o especialista, os itens avaliados em uma revisão costumam ser: Pneus, óleo do motor, fluido de freio e pastilhas de freio.
Os pneus garantem que o carro tenha aderência no asfalto. Antes de viajar, é necessário observar os sulcos do pneu, que indicam se está na hora de realizar a troca ou não. Quanto menor a profundidade dos sulcos, menor será a capacidade de frenagem do carro, especialmente em condições de chuva.
Além disso, rodar com a calibragem ideal é importante para garantir o controle do veículo e também um desgaste equilibrado dos pneus. É válido ressaltar que, com o carro pesado, a calibragem precisa ser alterada, e caso o destino seja para regiões com muita lama ou areia, a pressão dos pneus precisa ser reduzida para aumentar a área de contato do pneu com o solo.
Óleo do motor: Segundo o professor, o período de troca e o nível recomendado pelo fabricante precisam ser seguidos. O óleo mantém as peças móveis do motor com a lubrificação correta e evita atritos que podem ser fatais para o motor.
Segundo o professor Gomes, um item esquecido, mas de muita importância, é o fluido de freio. Muitas pessoas só pensam em realizar a troca ou checar o nível quando sentem alguma alteração no pedal ou desempenho de frenagem. O especialista afirma que o fluido precisa ser trocado caso haja contaminação por água, por exemplo.
Além do fluido de freio, as pastilhas são igualmente importantes para que a força de frenagem seja mantida, portanto, uma rápida verificação nessa peça, bem como nos discos de freios, garantem uma viagem segura.
“Precisamos ter em mente que a revisão do carro deve ser sempre preventiva. Cuidando preventivamente do seu veículo, você evita os problemas e gastos de uma manutenção corretiva, que geralmente é o momento em que houve algo mais sério, como acidentes, em decorrência da má condição dos componentes do carro que não foram verificados antes de rodar com o automóvel”, finaliza o professor da FEI.
- Acompanhe o Vrum também no Youtube e DailyMotion