O debate sobre qual é a forma mais vantajosa financeiramente de ter um carro não é nova. Com o aumento nos preços dos carros novos e as elevadas taxas de juros, cada vez mais consumidores optam por alugar um veículo por longas temporadas, ou mesmo curtos períodos.
Em 2023, a Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (ABLA), apresentou uma pesquisa onde apontava que 52% das frotas das locadoras eram destinadas a aluguel de longa duração, que pode ser contratado por frotistas, motoristas de aplicativo, empresas, entre outros.
Segundo a ABLA, o mercado apresentou um crescimento de 9,4% na quantidade de usuários de 2022 para 2023, mas será que compensa? Vamos aos números.
Diária
Para quem raramente precisa de um carro, o aluguel diário pode ser a opção ideal. Um subcompacto como Renault Kwid e Fiat Mobi por exemplo, para apenas um dia, pode custar, pode custar entre R$ 118,38 e R$ 134,95.
Modelos mais caros como um SUV compacto (Jeep Renegade, Volkswagen T-Cross, Chevrolet Tracker), podem custar entre R$ 209,41 e R$ 242,95. Em muitos casos, quantos mais dias o cliente contratar, o valor da diária pode sair mais em conta.
Dependendo da região, já existem aplicativos que permitem alugar os veículos por algumas horas, e que podem ser opções mais acessíveis.
Aluguel por temporada
Essa modalidade é ideal para quem planeja passar longos períodos com o mesmo carro. Nesse caso, o cliente precisa se atentar ao tempo de contrato e franquia de quilometragem mensal, já que o valor total será influenciado por esses fatores, além do tipo de carro adquirido.
Em uma locadora, um Renault Kwid, por exemplo, custa R$ 1.999,50 no plano de 12 meses, com 1000 km de franquia mensal, totalizando R$ 23.994.
A própria Renault oferece um plano pelo programa On Demand, onde o mesmo carro custa a partir de R$ 1.999 no plano de 48 mensalidades. O menor plano oferecido pela marca é o de 18 meses, onde o custo mensal é de R$ 2.689, o que totaliza R$ 48.402.
Nesses planos, o cliente já conta com seguro, manutenção e documentação inclusas, mas sendo necessário pagar um valor extra caso ultrapasse a quilometragem mensal. Caso compre um carro, será necessário desembolsar esses valores para emplacamento, documentos, seguro e revisão.
Uma unidade zero km do Kwid 2026 custa R$ 79.790, mas caso opte pelo financiamento, a Renault oferece uma condição com taxa zero e desconto, onde é preciso pagar R$ 47.691,68 de entrada e o saldo em 24x de 999 reais. Com demais custos, o carro sai por R$ 76.644,21.
Considerando o IPVA de 4%, cerca de 3 mil reais, o proprietário pagaria mais de 79 mil reais para comprar o veículo, sem mencionar ainda gastos com seguro, emplacamento e revisão.
No caso de um Polo Track, um dos queridinho das locadoras, o plano com 12 meses e 1000 km de franquia custa R$ 2.489,40 por mês, o que totaliza R$ 29.872,8. No plano oferecido pela própria Volkswagen, por meio do programa Sign & Drive, o modelo custa R$ 2.899 por mês, o que totaliza R$ 34.788.
Para compra financiada, o Polo Track é oferecido na seguinte condição: Entrada de 40% (R$ 35.796), 60 prestações mensais de R$ 1.448,25 e demais taxas, que totalizam a operação em R$ 122.691,05. Adicionando também os 4% de IPVA, o modelo sobe para R$ 126,5 mil.
Vale ressaltar que à vista, o Polo Track é oferecido por R$ 95.790, segundo o configurador da marca.
Qual vale mais a pena?
Apesar de serem mais acessíveis, no caso dos carros por assinatura ou aluguel, após o fim do contrato, o cliente não tem direito ao bem, o que acontece no caso de quem compra ou financia um automóvel, mas precisa pagar juros elevados.
A assinatura ou aluguel garantem menos dor de cabeça e menos custos a curto prazo, e o motorista não precisa lidar com questões como depreciação, por exemplo. Quem compra precisa se atentar a esses custos, mas pode, caso seja necessário, vender o veículo e conseguir um bom dinheiro.
No fim das contas, a resposta acaba variando conforme o gosto, situação financeira e necessidades do usuário.
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