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Crise?

Stellantis prevê prejuízo bilionário no primeiro semestre

Apesar da situação financeira ruim, empresa estima crescimento de vendas na América do Sul

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Fábrica da Stellantis
Fábrica da Stellantis Foto: Divulgação

A Stellantis surpreendeu ao apresentar suas informações financeiras preliminares do primeiro semestre de 2025. Com a divulgação das projeções financeiras suspensas desde abril, o conglomerado divulgou uma prévia dos resultados no primeiro semestre, ainda sem auditoria externa, e revelam uma situação financeira delicada.

A empresa estima cerca de 3,3 bilhões de euros em encargos líquidos e credita essa quantia aos custos de cancelamentos de programas - como o de veículos a hidrogênio - e também em perdas por questões de mudanças de legislação e também as tarifas impostas nos Estados Unidos.

Os dados financeiros oficiais da Stellantis só serão revelados no dia 29 de julho, em teleconferência com a participação do novo CEO da Companhia, o italiano Antonio Filosa e o CFO Doug Ostermann.

Vendas na América do Sul em alta

Carros mais vendidos no Brasil em 2023 no varejo.
Strada, da Fiat, é o carro mais vendido do mercado brasileiro Foto: Jorge Lopes/EM/D. A Press

Segundo a projeção da Stellantis, as entregas da empresa ao redor do mundo terão uma redução de 6% no segundo trimestre em comparação com o mesmo período em 2024. A maior queda será na região da América do Norte, onde a empresa vê uma diminuição na entrega de 109 mil unidades (25%). 

Porém, no Oriente Médio e na África, as entregas cresceram 30%, e a empresa justifica este crescimento pelo aumento no volume em países como Turquia, Egito, Argélia e Marrocos. 

Outro mercado onde a Stellantis se destaca é justamente na América do Sul. Por aqui, a empresa estima ter entregue 260 mil veículos, um crescimento de 43 mil unidades em comparação com o segundo trimestre de 2024. O aumento de 20% só fica atrás dos números no Oriente Médio e África.

Vale explicar que a Stellantis conta como “entrega” os veículos destinados aos concessionários, distribuidores e as vendas diretas para frotistas.

Essas informações, apesar de fornecidas pela própria empresa, podem sofrer alterações, uma vez que não foram auditadas.