A Stellantis surpreendeu ao apresentar suas informações financeiras preliminares do primeiro semestre de 2025. Com a divulgação das projeções financeiras suspensas desde abril, o conglomerado divulgou uma prévia dos resultados no primeiro semestre, ainda sem auditoria externa, e revelam uma situação financeira delicada.
A empresa estima cerca de 3,3 bilhões de euros em encargos líquidos e credita essa quantia aos custos de cancelamentos de programas - como o de veículos a hidrogênio - e também em perdas por questões de mudanças de legislação e também as tarifas impostas nos Estados Unidos.
Os dados financeiros oficiais da Stellantis só serão revelados no dia 29 de julho, em teleconferência com a participação do novo CEO da Companhia, o italiano Antonio Filosa e o CFO Doug Ostermann.
Vendas na América do Sul em alta
Segundo a projeção da Stellantis, as entregas da empresa ao redor do mundo terão uma redução de 6% no segundo trimestre em comparação com o mesmo período em 2024. A maior queda será na região da América do Norte, onde a empresa vê uma diminuição na entrega de 109 mil unidades (25%).
Porém, no Oriente Médio e na África, as entregas cresceram 30%, e a empresa justifica este crescimento pelo aumento no volume em países como Turquia, Egito, Argélia e Marrocos.
Outro mercado onde a Stellantis se destaca é justamente na América do Sul. Por aqui, a empresa estima ter entregue 260 mil veículos, um crescimento de 43 mil unidades em comparação com o segundo trimestre de 2024. O aumento de 20% só fica atrás dos números no Oriente Médio e África.
Vale explicar que a Stellantis conta como “entrega” os veículos destinados aos concessionários, distribuidores e as vendas diretas para frotistas.
Essas informações, apesar de fornecidas pela própria empresa, podem sofrer alterações, uma vez que não foram auditadas.
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