O segmento dos sedans está cada vez com menos representantes no Brasil e no Mundo, com a China sendo o “último reduto” dessa carroceria. Em um mundo sedento pela versatilidade dos SUVs, comprar um sedã é se destacar na multidão, especialmente se for um Audi A3.
Outrora muito popular nas ruas, o A3 segue sendo fabricado pela marca alemã, mas sem o mesmo sucesso do passado. Em 2015 o modelo chegou a ser produzido localmente. Muito do seu sucesso no passado se dá ao momento econômico vivido pelo país à época, e pelo fato do modelo ter sua montagem realizada em São José dos Pinhais (PR), que hoje só monta o Q3.
Entretanto, o modelo segue sendo oferecido pela Audi e é uma excelente opção no mercado de sedãs.
Visual impactante
O modelo foi renovado para a linha 2025 e trouxe visual externo com leves retoques. O pacote do A3 escolhido para o mercado brasileiro é composto pela versão Advanced de entrada, Performance e Performance Black, além da esportiva RS3. O modelo cedido pela Audi para teste era da versão Performance Black, a topo de linha da versão “civil” do sedã alemão.
O A3 chama a atenção logo na dianteira com a grade hexagonal destacada, os faróis afilados e com os quatro vincos no capô. Na versão Performance, a grade conta com desenho exclusivo e as laterais do para-choque ostentam elementos que lembram entradas de ar e dão um visual mais esportivo.
Na lateral, o principal destaque é o jogo de rodas de 19 polegadas com acabamento diamantado. O design é o mesmo apresentado pelo Q8, mas dão ao A3 um grande destaque visual e até mesmo uma pegada mais esportiva, o separando de um A3 básico e a versão parecer mais próxima do RS3.
Vale destacar ainda a linha de cintura que percorre toda a lateral do A3 e dá um ar de imponência ao modelo. Por conta do pacote Performance Black, os acabamentos ao redor do vidro são em preto brilhante, bem como as saias laterais.
Na traseira o destaque fica com as lanternas em LED e difusor traseiro na base do para-choque. O paralelogramo vermelho à frente do nome A3 indica que o modelo é equipado com o pacote S-line, que é o que oferece à carroceria e ao interior um desenho mais esportivo.
Interior
Ao entrar na cabine do Audi A3, o condutor é recebido pela soleira iluminada com o logotipo da linha S e os bancos esportivos no estilo concha o aguardam com muito conforto. A cabine e os assentos trazem acabamento em couro e microfibra Dinamica. A nova manopla de câmbio minimalista, e o desenho horizontalizado da cabine dão um visual moderno.
O painel de instrumentos é digital com 10,25 polegadas e complementado pela multimídia de 10,1”, que permite conexão com smartphones Apple sem fio, mas demanda de cabos para uso com Android Auto. O interior oferece ainda iluminação interna, banco do motorista com ajuste elétrico, aquecimento para os ocupantes dianteiros e carregador de celular sem fio.
Ao volante
A cabine do A3 é extremamente confortável e tem todos os comandos no lugar certo. O A3 ainda traz o antigo design da marca com linhas horizontais bem pronunciadas no painel e na multimídia. Hoje, o desenho é mais arredondado, e já está disponível no A5, A6 e-tron e Q6 e-tron.
O banco esportivo, cortesia do pacote S-line, abraça muito bem o motorista. Mesmo com uma altura relativamente baixa, o A3 não raspa em lombadas. Apesar disso, vale sempre ficar vigilante contra obstáculos, e para isso, caso o condutor queira subir o banco, os ajustes elétricos são muito amplos.
Na cidade e em trânsito, o A3 não tem tanto espaço para brilhar e vira “apenas” um rostinho bonito. Com o carro em modo efficiency, a eletrônica do conjunto propulsor busca o máximo de eficiência energética e só dará potência caso exigida. Nesse modo de condução, o câmbio é lento, quase sonolento, como se não estivesse preparado para entregar potência.
Basta apertar a tecla “drive select” no console central para o A3 se transformar. O cliente tem efficiency, comfort, dynamic e modo personalizado para mudar o comportamento do sedã. Boa parte do trajeto de teste foi realizado com dynamic e comfort.
Com pista livre à frente, o A3 Sedan brilha em todos os aspectos. O silêncio na cabine, somados ao banco concha, fazem da experiência a bordo ser bastante aconchegante e faz você esquecer que está num veículo rápido.
O motor 2.0 turbo tem 204 cv, e consegue levar o sedã aos 100 km/em apenas 7,4 segundos. Apesar de não ser a variante mais potente do EA888, não falta potência e torque em momento algum. Vale destacar também o comportamento da transmissão S-tronic de 7 marchas, que consegue fazer trocas velocíssimas quando necessário.
Quem compra um carro como o A3 não se preocupa muito com consumo. Segundo o Inmetro, o modelo faz 9,7 km/l na cidade e 13 km/l na estrada. Durante o período de testes em circuito misto, o consumo do A3 foi de 10,6 km/l de gasolina Premium. Segundo o funcionário da loja, é possível usar gasolina comum, mas o consumo será prejudicado.
Como o isolamento acústico é excelente, o som do vento não incomoda nas velocidades máximas da via, o ruído começa a se fazer presente acima dos 120 km/h, mas serve como lembrete de que o condutor está rápido e pode não ter percebido a velocidade aumentar rapidamente. Por falar em acústica, o A3 Sedan Performance Black traz som assinado pela Sonos.
Suspensão é destaque
Se os 204 cv não saltam os olhos, a riqueza está onde não se vê. A suspensão do Audi A3 Perfomance é um dos principais destaques do modelo e ajuda a tornar a condução muito prazerosa.
O acerto da suspensão é extremamente feliz por parte da Audi, e faz com que o A3 suporte muito bem as imperfeições da pista, especialmente uma rodovia com subidas e descidas, o sedã se mostra extremamente macio.
Outro ponto extremamente positivo e surpreendente da suspensão é que o A3, apesar de ser um carro baixo, não raspa em lombadas ou quebra-molas.
O único incômodo ao rodar fica por conta dos pneus de medida 235/35R19. O perfil é extremamente baixo e faz com que qualquer imperfeição da estrada, mesmo junções de pista em caso de pontes, por exemplo, sejam sentidas na cabine.
Nas versões Advanced e Perfomance, o pneu é 235/40/R18 e deve garantir um rodar mais despreocupado.
Apesar dos pneus, o comportamento dinâmico do A3 é excelente, o sedã compacto alemão devora curvas com uma facilidade, mesmo sendo de tração dianteira. A carroceria apresenta baixíssimo índice de rolagem e consegue ficar muito estável, mesmo em situações adversas.
Mesmo dando muita confiança, o A3 não gosta de buracos. Nessa situação, a suspensão apresenta um curso curto. Durante o teste, ao passar por um ressalto no asfalto, bem maior que o devido, a suspensão dianteira direita deu um susto, justamente pelo fato dessa roda ter sido posta em uma posição extremamente elevada e tendo comprimido demais o conjunto de mola e amortecedores.
Outro ponto de destaque são os faróis, que são de LED de série, mas nessa versão contam com luzes matrix, ou seja, “recortam” o facho de luz quando identificam algum veículo vindo na direção contrária. As luzes são excelentes e garantem segurança para o motorista, mesmo em situações de chuva e neblina.
Vale destacar ainda o sistema de GPS nativo no modelo, que é extremamente preciso e pode ser exibido tanto na central multimídia, quanto no painel de instrumentos digital. Essa característica já é conhecida dos modelos da Audi.
Por mencionar o multimídia, o A3 traz Apple Carplay sem fio, mas fica devendo o Android Auto, que demanda cabo USB-C para sua conexão e espelhamento das informações na central.
Dimensões
O A3 Sedan mede 4,50 m de comprimento, 1,98 m de largura (contando os retrovisores), 1,44 m de altura e 2,63 m de entre-eixos, com capacidade de porta-malas na casa dos 425 litros. Seus rivais são BMW Série 2 Gran Coupé e Mercedes-Benz CLA, que medem, respectivamente, 4,54m e 4,68.
Debaixo do capô, o BMW entrega 204 cv e 30,6 kgfm de torque, enquanto o Mercedes fica com motor 1.3 de 163 cv.
Vale a pena?
Na versão Performance Black e com a cor Verde Distrito Metálico, o Audi A3 sai por R$ 346.990. Por esse preço, é possível levar um Mercedes-Benz CLA 200 (entre R$ 304 e R$ 340 mil), BMW Série 2 Gran Coupé (R$ 320.950) ou até um Honda Accord híbrido.
Debaixo do capô, o BMW traz motor 2.0 turbo que entrega 204 cv e 30,6 kgfm de torque, enquanto o Mercedes fica com motor 1.3 turbo de 163 cv. Quem pensa em economia de combustível olhará o conjunto do Accord que entrega até 184 cv de potência no propulsor elétrico.
Entre seus rivais, o A3 é um pouco mais caro, mas compensa isso com um visual sóbrio, conseguindo ser elegante e esportivo ao mesmo tempo, com visual digno de um S3 vendido na Europa.
A cabine, ainda que não seja a mais recente utilizada pela Audi, não fica devendo para seus rivais. Os bancos no estilo concha com acabamento em couro e dinâmica, uma microfibra desenvolvida pela própria Audi, são um espetáculo e valem muito.
Sendo sincero, não é nada surpreendente caso um cliente prefira o A3 aos concorrentes maiores como BMW Série 3 GP, que custa 346 mil, tem menos potência e não conta com teto solar, por exemplo, mas se destaca pelo tamanho, que é maior que o A3.
No fim das contas, o cliente que compra um A3 Sedan pensa muito mais na experiência ao conduzir e no passado e legado que a marca das quatro argolas representam. O A3 consegue fazer tudo isso com maestria e é facilmente a melhor compra no segmento Premium de entrada, fazendo valer cada real gasto.
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