A Porsche apresentou, na última sexta-feira (06), o 963 RSP, a versão modificada e preparada para o uso civil do Porsche 963, que compete no Campeonato Mundial de Endurance (WEC) e nas 24 horas de Le Mans.
A sigla RSP é das iniciais de Roger Penske, ex-piloto e atual dono da Penske, equipe de corrida da Fórmula Indy e responsável pela operação dos 963 no campeonato de corridas de longa duração dos Estados Unidos e no WEC.
Os carros da Porsche-Penske foram campeões no Endurance dos Estados Unidos, e ao todo já conquistaram 9 vitórias.
O veículo de rua recebeu algumas modificações técnicas pela equipe da Porsche. Os pneus slick foram substituídos por uma versão dos pneus de chuva do carro de corrida. A suspensão foi recalibrada para ser mais macia e ampliar a distância do carro ao solo.
O sistema elétrico foi modificado para obter as setas, o espelho retrovisor agora é maior.
O motor ainda e o V8 4.6 bi-turbo de 650 cv de potência foi mantido, mas adaptado para receber gasolina convencional. O motor elétrico traseiro foi modificado para entregar a potência de forma mais suave.
Internamente, o 963 recebeu acabamento em Alcântara e couro bege, bem como um porta-copos com o logotipo do veículo.
Apesar de adaptado, o 963 RSP utiliza uma licença especial para rodar na França, podendo circular somente em "condições específicas e mediante solicitação".
A Porsche não divulgou preço, mas a revista "Autocar" afirma que o modelo tenha custado 5 milhões de euros (R$ 31,7 milhões).
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A fabricante não planeja converter nenhum outro modelo, mas deixou a possibilidade aberta caso mais clientes se interessem.
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