x
UAI
carro sustentável

Mercedes amplia uso de peças recicladas em carros de luxo

Marca alemã investe em economia circular e quer chegar a 40% de matérias-primas secundárias em até dez anos

Publicidade
Mercedes AMG GT63
Mercedes AMG GT63 Foto: Mercedes Benz/Divulgação

A Mercedes-Benz anunciou a expansão de sua parceria com a TSR Group GmbH & Co. KG para fortalecer a economia circular em sua cadeia de produção. O acordo, iniciado em 2024, tem como objetivo a recuperação e o reaproveitamento de peças e materiais de alto valor de veículos em fim de vida útil, que voltam ao processo produtivo como matéria-prima para novos automóveis de luxo.

A iniciativa envolve a chamada “mineração urbana”, com pontos de coleta no noroeste da Alemanha que recebem carros descartados, independentemente da marca. Nessas instalações, são retirados componentes poluentes e separados materiais como aço, alumínio, cobre, plástico e vidro, que passam por processamento avançado de reciclagem desenvolvido pela TSR. Depois de refinados, esses insumos são enviados para fornecedores da Mercedes, integrando a produção de novos veículos.

Mercedes-Benz EQB 250+
Mercedes-Benz EQB 250+ Foto: Divulgação

Atualmente, já há modelos da marca que utilizam peças recicladas em sua fabricação. Entre eles, o EQA, EQS e EQE, que contam com materiais reaproveitados em partes da carroceria, do painel e de componentes estruturais, mostrando como o conceito de luxo pode ser aliado à sustentabilidade.

Com a estratégia, a montadora busca reduzir a dependência de recursos naturais virgens e diminuir as emissões de CO? ligadas à extração e transformação de matérias-primas. A meta é ambiciosa: até a próxima década, a Mercedes-Benz pretende que até 40% da composição de seus modelos seja formada por materiais secundários.