UAI
Parece real!

Pagani faz simulador com peças do Huayra R e imersão real garantida

Proprietários do simulador da Pagani poderão testar os carros da marca em circuitos digitais; para melhorar a experiência, o sistema tem peças reais dos carros da marca

Publicidade
SIGA NO google-news-logo
Pagani faz simulador baseado no seu modelo Huayra R
Pagani faz simulador baseado no seu modelo Huayra R Foto: Pagani/Diulgação

A Pagani, montadora italiana de supercarros, lançou um simulador baseado em seu modelo, o Huayra R. A tecnologia foi feita em colaboração com a Racing Unleashed, empresa especializada em simuladores de corrida e que formam pilotos profissionais.

Inicialmente, a tecnologia foi feita exclusivamente para os proprietários do Huayra R, para que possam ganhar confiança antes de pilotar o modelo real. Até porque, o modelo real cerca de 2,6 milhões de euros – em torno de R$ 14 milhões –, e bater um desse seria um prejuízo muito grande.

Simulador da Pagani oferece experiência única

Simulador da Pagani verde escuro com linhas vermelhas com foco no interior em fundo preto
Montadora italiana integrou peças reais do carro ao simulador Foto: Pagani/Divulgação

Os representantes da marca dizem que o simulador oferece uma “experiência autenticamente Pagani”. E parece que a promessa foi cumprida, já que a tecnologia é feita em fibra de carbono como nos veículos da marca, além de serem equipados com componentes iguais aos do Huayra, como volante, banco e pedais.

A montadora italiana ainda adicionou à base do simulador de 3,11m saídas de ar que também compõem seus modelos. Isso ajudará no resfriamento do computador feito para jogos de alto desempenho, que roda o Assetto Corsa Pro. Ainda há um grande display curvo e componentes de alumínio fresado.

De acordo com a Pagani, houve um trabalho conjunto das equipes de engenharia e design para que todos os detalhes fossem feitos minuciosamente. Para isso, foram adicionados “o manuseio, a dinâmica e os efeitos aerodinâmicos do carro real, graças aos três graus de liberdade que fornecem ao motorista dicas de movimento de inclinação, rotação e guinada”. Os recursos do simulador foram testados e validados em testes consecutivos por motoristas profissionais e pilotos de desenvolvimento. Para garantir a fidelidade, os profissionais utilizaram a tecnologia e o supercarro real em transição.

Proprietários do simulador da Pagani poderão correr um contra o outro

No primeiro plano há a luz de um dos modelos da Pagani com o simulador visto pela traseira ao fundo
Proprietários poderão correr um contra o outro no simulador da Pagani Foto: Pagani/Divulgação

Quem adquirir o simulador da Pagani poderá dirigir individualmente ou optar por ter aulas remotas com treinadores para aprender novas habilidades e diferentes percursos. Além disso, a marca pretende realizar eventos virtuais e os usuários da tecnologia serão capazes de marcar corridas entre si.

A imersão é tão real que o sistema de áudio consegue captar o som do Pagani V12-R e as vibrações que o modelo produz na estrada. O sistema foi feito para que os proprietários possam melhorar suas habilidades de direção e se sintam mais confortáveis em várias pistas.