x
UAI
Carro câmera?

Porsche Cayenne: como um SUV de luxo virou camera-car?

Com a união de performance e utilidade, o Cayenne é tido como a escolha perfeita para publicidades automotivas

Publicidade
Porsche Cayenne adaptada para câmera-car
Porsche Cayenne adaptada para câmera-car Foto: Porsche/Divulgação

No mundo dos bastidores do cinema e da publicidade automotiva, há um veículo que chama atenção não apenas por seu porte imponente, mas por ter um papel técnico e inesperado, o de carro-câmera. No Brasil, esse protagonista é o Porsche Cayenne, um SUV de luxo que se tornou uma figura comum em sets de filmagens, especialmente em comerciais de carros, videoclipes e cenas de ação.

A explicação passa pela junção de performance, estabilidade e versatilidade. O Cayenne, especialmente nas versões com suspensão a ar e tração integral, oferece uma base sólida e previsível para suportar braços mecânicos, gruas e plataformas que carregam câmeras de cinema de alta precisão.

 Interior da Cayenne utilizada para gravações
Interior da Cayenne utilizada para gravações Foto: Imagem/Divulgação

Além disso, seu espaço interno permite transportar operadores de câmera e de controle remoto e seus assistentes sem comprometer a segurança ou a mobilidade. Isso faz com que ela funcione como uma espécie de “estúdio sobre rodas". 

E por possuir bons números na motorização, o Cayenne consegue acompanhar supercarros, veículos de polícia, motocicletas e outros SUVs, mantendo a estabilidade e suavidade para preservar a qualidade das cenas. O modelo possui motor V8, sendo aspirado de 405 cv e 51 kgfm de torque, que faz um 0-100 km/h em 6,3s e atinge até 253 km/h.

Porsche Cayenne Camera-car sendo utilizada em comercial do Taycan
Porsche Cayenne Camera-car sendo utilizada em comercial do Taycan Foto: Porsche/Divulgação

O modelo começou a ser usado com frequência a partir de 2010, substituindo SUVs adaptados mais antigos, como o Mitsubishi Pajero ou outros da Chevrolet. Apesar do custo elevado de manutenção e operação, o retorno em qualidade visual e segurança compensa o investimento. Principalmente quando se trata de publicidade de grandes marcas.