O ano não chega, de fato, ao fim antes de uma retrospectiva, certo? E olha que não faltaram acontecimentos em 2022, ao menos no que diz respeito aos automóveis. Caso você não se lembre mais de todos eles, fique tranquilo: o VRUM fez um listão com os 10 mais relevantes.
Retrospectiva 2022
Os temas da retrospectiva 2022 são diversos: além de mercado, incluem também a indústria automobilística, a legislação e os combustíveis. No caso dos lançamentos, estão incluídos apenas produtos totalmente novos: reestilizações, como a do Hyundai HB20, ou atualizações de menor monta ficaram de fora. Confira!
1- Leis de emissões: Proconve L7 entra em vigor
A nova fase do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve), batizada de L7, entrou em vigor no dia 1º de janeiro de 2022. Essa legislação foi criada em 1986 e teve a primeira etapa aplicada em 1990.
A fase L7 do Proconve é a mais rigorosa já implementada. Vários motores - e, por consequência, também alguns veículos - saíram de linha devido à impossibilidade de cumpri-la. A partir de 2025, começa a valer uma nova etapa, ainda mais rígida: a L8.
2- Great Wall Motors inaugura fábrica em Iracemápolis (SP)
Apesar de a Great Wall Motors (GWM) ter adquirido uma fábrica própria no Brasil em 2021, a inauguração ocorreu apenas no último mês de janeiro, fato que lhe assegura presença na retrospectiva. Vale lembrar que se trata de uma unidade industrial localizada em Iracemápolis (SP), que inicialmente serviu à Mercedes-Benz. Em 2020, porém, as instalações foram desativadas.
A fábrica paulista ainda não retomou as atividades: a previsão da GWM é iniciar os trabalhos no primeiro trimestre de 2023. No local, a multinacional produzirá SUVs e picapes das marcas Haval, Tank e Poer. A capacidade industrial é de 100 mil veículos por ano.
3- Honda lança novo City
Após lançar a terceira geração do City Sedan no último bimestre de 2021, a Honda completou a gama com a configuração Hatch em fevereiro deste ano. É a primeira vez que a gama do modelo conta com essa opção, que veio para preencher a lacuna deixada pelo Fit.
Assim como o Sedan, o Honda City Hatch tem motor 1.5 com injeção direta, capaz de desenvolver 126cv de potência e 15,8kgfm de torque. Já o câmbio é sempre automático do tipo CVT, com sete marchas simuladas.
Já dirigimos o Honda City hatch: assista ao vídeo!
- Assista mais vídeos no canal do VRUM no Youtube!
4- Caoa Chery fecha fábrica de Jacareí (SP)
Uma notícia triste da retrospectiva 2022 foi o encerramento das atividades na fábrica da Caoa Chery em Jacareí (SP), no último mês de maio. A empresa trata o fechamento como temporário, para adequar a unidade à produção de veículos elétricos, e informa que a reabertura ocorrerá em 2025.
Porém, informações de bastidores indicam que a unidade industrial não deve mais voltar a operar nas mãos da Caoa Chery. Isso, porque um período de um ano seria mais que suficiente para adequar as linhas de produção a produtos eletrificados. Além do mais, a unidade tinha alto custo de operação, já que não conta com incentivos fiscais.
5- Preços da gasolina e do diesel batem recorde
Um dos fatos que não podem faltar em uma retrospectiva do ano de 2022 é a alta nos valores dos combustíveis. O ápice ocorreu entre os dias 19 e 25 de junho, quando o preço da gasolina atingiu a média de R$7,39, e o do óleo diesel, de R$7,57. Os números são da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e envolvem todo o território nacional.
A escalada foi causada pela valorização do barril de petróleo no cenário internacional. Para contê-la, o governo lançou mão de renúncias fiscais. Por sua vez, o etanol atingiu o preço máximo de R$5,53 entre os dias 24 e 30 de abril.
6- Honda lança novo HR-V
O City Hatch não foi a única novidade da Honda para 2022. A marca japonesa lançou também a nova geração do HR-V, no início do mês de agosto. Completamente reprojetado, o SUV chegou ao mercado com o mesmo motor 1.5 de 126cv e 15,8kgfm.
Em outubro, vieram as versões equipadas com motor turbo, que eleva os números de potência e torque para 177cv e 24,5kgfm. Independentemente da motorização, o câmbio é automático do tipo CVT, com sete marchas simuladas.
7- Citroën lança novo C3
Poucos dias após a Honda lançar a segunda geração do HR-V, foi a vez da Citroën começar a vender o novo C3. O modelo, que antes era um compacto premium, entrou no mercado e na retrospectiva como um autêntico carro de entrada, sem sofisticações, mas com preços acessíveis.
A gama dispõe de duas opções de motorização: 1.0, de até 75cv e 10,7kgfm, ou 1.6, de 120cv e 15,7kgfm. A unidade mais potente, além do câmbio manual de cinco marchas, pode vir também com uma caixa automática de seis velocidades.
- Acompanhe o VRUM também no Dailymotion!
8- Fiat lança Fastback
A linha de SUVs da Fiat ganhou uma nova opção em 2022: além do Pulse, a marca passou a oferecer também o Fastback. Os dois compartilham várias características de projeto, mas o segundo tem uma traseira alongada, com vidro bastante inclinado. É justamente desse estilo de design que vem o nome do modelo.
As versões de entrada do Fiat Fastback vêm com motor 1.0 turbo, capaz de desenvolver até 130cv de potência e 20,4kgfm de torque, associado a um câmbio CVT com simulação de 7 marchas. Mas há também um 1.3 turbo, que eleva os números para 185cv e 27,5kgfm; nesse caso, a caixa automática é epicíclica, com seis velocidades.
9- Renault Sandero saiu de linha
O Sandero é o produto de maior sucesso que a Renault já vendeu no Brasil. Desde o lançamento, em 2007, a empresa já produziu mais de 1 milhão de unidades do modelo no país. Mesmo assim, em outubro último, a Renault deixou de fabricar o hatch.
Aliás, deixou de produzir de certo modo, já que o Stepway segue vivo e até ganhou novas versões 1.0: esse modelo nada mais é senão uma versão aventureira do Sandero, só que com status de modelo próprio.
10- Volkswagen Gol saiu de linha (junto com o Voyage)
A despedida mais marcante do ano coube ao Gol, que saiu de linha após 42 anos de produção ininterrupta. A Volkswagen até lançou uma série especial de despedida: a Last Edition, cuja tiragem foi limitada a 1.000 veículos, dos quais apenas 650 destinaram-se ao Brasil. Porém, o último exemplar efetivamente fabricado era da versão comum, batizada simplesmente de 1.0.
Para substituir o Gol, a Volkswagen lançará, em 2023, uma nova versão de entrada do Polo, batizada de Track. Por fim, também vale mencionar na retrospectiva o Voyage, que saiu de linha junto com o hatch, mas de maneira discreta, sem edição comemorativa.