UAI

Citroën C3 2023: com apenas dois airbags, a partir de R$ 68.990

Hatch compacto teve o visual totalmente revisto e traz motores 1.0 e 1.6, e câmbios manual e automático. Modelo é a aposta da marca para crescer no mercado brasileiro

Publicidade
SIGA NO google-news-logo
Hatch compacto teve o visual totalmente reformulado, ganhando linhas mais modernas (Citroën/Divulgação)
Hatch compacto teve o visual totalmente reformulado, ganhando linhas mais modernas (Citroën/Divulgação) Foto: Hatch compacto teve o visual totalmente reformulado, ganhando linhas mais modernas (Citroën/Divulgação)

Demorou, mas finalmente aconteceu. Acaba de ser lançado no mercado brasileiro o Citroën C3 2023, hatch compacto que chega com o visual totalmente reformulado, produzido na fábrica de Porto Real (RJ). O novo C3 estreia o motor 1.0 Firefly – que equipa outros modelos do grupo Stellantis –, associado ao câmbio manual de cinco marchas. Mas tem ainda a opção do conhecido motor 1.6, com câmbio manual ou automático de seis marchas. Com preços competitivos, o hatch quer desafiar a concorrência, mas fica devendo em conteúdo, a começar pelo fato de oferecer apenas dois airbags.

Construído sobre a plataforma CMP, o novo Citroën C3 2023 é resultado de investimentos na ordem de R$ 220 milhões na fábrica de Porto Real (RJ). O projeto começou a ser desenvolvido em 2019, sendo prejudicado pela pandemia da COVID-19 em 2020. Mas, com a criação do grupo Stellantis, em 2021, o compartilhamento de laboratórios e sistemas das marcas irmãs acelerou o projeto do novo C3, que chega agora com força total ao mercado brasileiro.

De acordo com Vanessa Castanho, vice-presidente da Citroën para a América do Sul, o novo C3 é um projeto global adaptado para o mercado brasileiro. A marca tem um plano estratégico para atingir 4% de market share até 2024 na região e no Brasil. O primeiro passo é o lançamento do novo Citroën C3 2023, que Vanessa classifica como “um B hatch com atitude de SUV”. Depois dele virão dois novos modelos, com lançamentos previstos até 2024.

Assumidamente voltado para mercados emergentes, o novo Citroën C3 2023 tem como provável público consumidor aquelas pessoas que buscam o primeiro carro ou famílias jovens. Seu ponto forte é o visual, com assinatura luminosa em LED e teto bi-tom (a partir da versão Feel), mas chama a atenção também pelo amplo espaço interno, altura elevada em relação ao solo e boa posição de dirigir – de acordo com a Citroën, cerca de 10cm mais alta do que a dos concorrentes Chevrolet Onix, Hyundai HB20 e VW Gol.

Com 3,98m de comprimento, 2,54m de distância entre-eixos, altura em relação ao solo de 18cm e ângulos de 23 graus (entrada) e 39 graus (saída), o novo Citroën C3 2023 quer ser um hatch aventureiro urbano que enfrenta buracos e lombadas com desenvoltura. Construído sobre a plataforma CMP, o modelo tem em sua estrutura 86% de aço de ultra resistência, mas traz apenas dois airbags de série em todas as versões. Não tem outras bolsas infláveis nem como opcionais. Os executivos da Stellantis alegam que optaram por oferecer apenas dois airbags porque a estrutura do hatch “é muito reforçada”. Vamos ver se na hora do crash teste do Latin NCAP essa justificativa terá valor.

Mas, apesar da ausência de outras bolsas infláveis, o novo Citroën C3 traz de série em todas as versões o controle de tração e estabilidade, direção com assistência elétrica e 13 porta-objetos em seu interior. Os executivos da marca estão tão confiantes no sucesso do modelo no mercado brasileiro que já anunciaram a abertura do segundo turno de produção na fábrica de Porto Real. A ideia é de que, até o fim do ano, o novo C3 represente 25% da produção da Citroën.

Design, um dos pontos fortes do novo Citroën C3 2023

Se a geração anterior do Citroën C3 2023 tinha estilo apagado, pouco ousado, não se pode dizer o mesmo da linha 2023 do modelo. Ele tem porte e detalhes que lembram o C3 europeu e também o C4 Cactus, comercializado no mercado brasileiro. Visto de frente, destaque para os dois Chevrons que compõem a grade dianteira e fazem conexão com as luzes de condução diurna em LED. Os faróis halógenos ficam em um bojo inferior. A entrada de ar frontal é feita por elemento na cor preta que se funde com o para-choque, com faróis de neblina nas extremidades.

O novo Citroën C3 2023 tem porte avantajado, com capô alto vincado e para-brisa mais inclinado. Visto de lado, ele até lembra o Renault Kwid, principalmente quando equipado com airbumps na parte inferior das portas, e também pela coluna C larga e discreta descaída do teto na traseira. Atrás, as lanternas invadem as laterais e a tampa do porta-malas, que traz também os dois Chevrons. As barras longitudinais no teto são de série a partir da versão Feel 1.0, e o teto bi-tom a partir da 1.0 First Edition.

O hatch compacto tem espaço interno que agrada

Bonito por fora, por dentro o novo Citroën C3 2023 tem seus prós e contras. Se o assunto é espaço interno ele não decepciona, principalmente por estar inserido no segmento de hatches compactos. Motorista e passageiro vão bem acomodados nos bancos dianteiros, apesar de os assentos não apoiarem totalmente as pernas. Mas quem dirige tem boa visibilidade graças à posição elevada do banco. No banco traseiro, bom espaço para as pernas, mas lembrando que apenas duas pessoas se acomodam ali com conforto. Duas entradas USB fazem a alegria de quem senta no banco traseiro. Falando ainda em espaço, o porta-malas tem 315 litros, volume compatível com o segmento.

O plástico duro predomina no acabamento interno, tomando conta dos painéis das portas e do painel central, que pode ter detalhes em cores diferentes e saídas do ar-condicionado com molduras cromadas. Os comandos estão bem localizados, bem ao alcance do motorista e passageiro da frente. O novo Citroën C3 2023 traz a central multimídia Connect Touchscreen com tela de 10 polegadas a partir da versão Live Pack 1.0, com conexão sem cabo por Android Auto e Apple CarPlay. Mas não tem carregamento do celular por indução.

A central multimídia pode ser controlada pela tela sensível ao toque ou pelos comandos no volante, disponíveis nas versões equipadas com o Citroën Connect Touchscreen 10”. Na parte dianteira do console o motorista tem uma entrada USB de recarga rápida e uma tomada de 12V.

Citroën C3 2023 azul com teto branco First Edition motor no estúdio
O novo Citroën C3 2023 tem opção de motor 1.0 Firefly e 1.6 16V (Citroën/Divulgação)

Novo Citroën C3 2023 estreia motor 1.0 Firefly

Outra novidade marcante no novo Cictroën C3 2023 é o uso do motor 1.0 Firefly, produzido em Betim, e que equipa as versões de entrada do modelo, sempre associado ao câmbio manual de cinco velocidades. Ele gera potência máxima de 75cv e 10,7kgfm de torque máximo, números obtidos com etanol no tanque. Esse motor é o mesmo que equipa os Fiat Argo e Cronos, e o Peugeot 208.

Já as versões intermediárias e topo de linha trazem o motor 1.6 16V da família EC5 com potência máxima de 120cv e 15,7kgfm. Ele pode ser associado a um câmbio manual de cinco marchas ou um automático de seis velocidades com opção de trocas sequenciais. O motor 1.6 16V também equipa os Peugeot 208 e 2008.

Dirigimos o C3 com motor 1.0 manual e 1.6 automático

Nosso primeiro contato ao volante do novo Citrën C3 2023 foi com a versão Feel Pack 1.0 Firefly com câmbio manual de cinco marchas. Dirigindo na orla da Barra, no Rio de Janeiro, ou seja, no asfalto plano, o motor três cilindros deu conta do recado. Tem bom torque em baixas rotações e se mostrou ágial nas respostas ao comando do acelerador. Mas tem funcionamento ruidoso. O câmbio manual tem marchas bem escalonadas e contribui para uma boa performance, considerando que é um 1.0.

Já o motor 1.6 16V proporciona performance um pouco melhor, já que tem mais potência e torque. Mas também tem funcionamento ruidoso. Acoplado ao câmbio automático de seis marchas, o motor garante arrancadas ágeis e retomadas de velocidade seguras.

Com essas duas opções de motorização e câmbio, associado ao preço competitivo, o novo Citroën C3 tem chances de ter boas vendas no mercado brasileiro. Mas vale lembrar que ele peca por ter apenas dois airbags, acabamento espartano e painel de instrumentos muito simplório. A expectativa da Citroën é que os consumidores se encantem com o visual do modelo e que se convençam pela relação custo/benefício. É esperar para ver no que vai dar.

VERSÕES DO NOVO CITROËN C3

CITROËN C3 2023 LIVE 1.0 – R$ 68.990

  • Itens de série:
  • Airbags duplos
  • Controle de estabilidade
  • Controle de tração
  • Assistente de partida em rampa - Hill holder
  • Monitoramento de pressão dos pneus
  • Ar-condicionado
  • Direção elétrica
  • Vidros dianteiros elétricos
  • Travas elétricas
  • Indicador de trocas de marcha
  • Rodas de 15” com calotas
  • Luzes de condução diurna
  • Opcional:
  • Pintura Metálica – R$ 1.300
  • Protection Pack (Frisos laterais e protetor de cárter) – R$ 900

NOVO CITROËN C3 2023 LIVE PACK 1.0 – R$ 74.990

  • Itens de série:
  • Todos os equipamentos da Live +:
  • Citroën Connect 10” com Android Auto e Apple Carplay sem fio
  • Conector USB dianteiro
  • Volante com comandos do sistema de som e bluetooth
  • Chave com telecomando
  • Banco dianteiro com ajuste de altura
  • Limpador e desembaçador elétrico traseiro
  • Opcionais:
  • Pintura Metálica – R$ 1.300
  • Protection Pack (frisos laterais e protetor de cárter) – R$ 900

NOVO CITROËN C3 2023 FEEL 1.0 – R$ 78.990

  • Itens de série:
  • Todos os equipamentos da Live Pack +:
  • Vidros traseiros elétricos
  • Alarme Perimétrico
  • Conectores USB traseiros (x2)
  • Luzes diurnas de leds
  • Rodas de liga-leve de 15”
  • Painel interno com faixa azul metálica
  • Barras longitudinais no teto
  • Volante com ajuste de altura
  • Chevron cromado
  • Maçanetas na cor da carroceria
  • Opcionais:
  • Pintura Metálica – R$ 1.300
  • Teto bitom – R$ 1.300
  • Comfort Pack (sensor e câmera de ré) – R$ 1.400
  • Protection Pack (Frisos laterais e protetor de cárter) – R$ 900

Citroën C3 2023 branco com teto preto de traseira e preto com teto branco de frente no asfalto
A pintura bi-tom é opcional e pode ter teto preto ou branco (Citroën/Divulgação)

NOVO CITROËN C3 2023 FEEL 1.6 16V – R$ 86.990

  • Itens de série:
  • Todos os equipamentos da Feel 1.0 +:
  • Motor 1.6 16V de até 120 cv
  • Opcionais:
  • Pintura Metálica – R$ 1.300
  • Teto bitom – R$ 1.300
  • Comfort Pack (sensor e câmera de ré) – R$ 1.400
  • Protection Pack (Frisos laterais e protetor de cárter) – R$ 900

NOVO CITROËN C3 2023 FEEL PACK 1.6 16V AUTOMÁTICO – R$ 93.990

  • Itens de série:
  • Todos os equipamentos da Feel 1.6+:
  • Câmbio automático de seis marchas com opção de trocas sequenciais
  • Modo Eco
  • Rodas de liga-leve de 15” diamantadas
  • Câmera de ré
  • Volante revestido com couro
  • Opcionais:
  • Pintura Metálica – R$ 1.300
  • Teto bitom – R$ 1.300
  • Comfort Pack (sensor e câmera de ré) – R$ 1.400
  • Protection Pack (Frisos laterais e protetor de cárter) – R$ 900

NOVO CITROËN C3 2023 1.0 FIRST EDITION – R$ 83.990

  • Itens de série:
  • Todos os equipamentos da Feel 1.0+:
  • Faróis de neblina
  • Pintura bitom
  • Barras de teto na cor Alu Shadow
  • Airbumps laterais
  • Moldura embelezadora do farol de neblina
  • Tapetes exclusivos
  • Badges “First Edition” nas laterais e tampa do porta-malas

NOVO CITROËN C3 2023 1.6 16V AUTOMÁTICO FIRST EDITION - R$ 97.990

  • Itens de série:
  • Todos os equipamentos da Feel Pack+:
  • Pintura bitom
  • Barras de teto na cor Alu Shadow
  • Airbumps laterais
  • Moldura embelezadora do farol de neblina
  • Tapetes exclusivos
  • Badges “First Edition” nas laterais e tampa do porta-malas

FICHA TÉCNICA NOVO CITROËN C3 2023 1.0 FIREFLY

MOTORTrês cilindros em linha
999cm³ de cilindrada
Potência máxima: 71 cv (gasolina) / 75 cv (etanol) a 6.000 rpm
Torque máximo: 10 kgfm a 4.250 rpm (gasolina) / 10,7 kgfm a 3.250 rpm (etanol)
Combustível: Gasolina/etanol
TRANSMISSÃOCâmbio manual: cinco marchas à frente e uma à ré
SISTEMA DE FREIOSCom ABS/ESC/ASR/REF
A discos ventilados na dianteira e a tambor na traseira
SUSPENSÕES Dianteira, independente, McPherson com barra estabilizadora;
Traseira, semi-independente, com eixo de torção
DIREÇÃOAssistência: Elétrica
RODASMedidas: 5,5” x 15” – liga-leve
Pneus: 195/60 R15
CAPACIDADESEm ordem de marcha: 1.056 kg
Capacidade de carga: 410 kg
Porta-malas: 315 litros
DIMENSÕESComprimento: 3.981mm
Largura da carroceria: 1.733mm (s/espelhos) 2.012mm (c/espelhos)
Altura do veículo: 1.586mm/1.604mm (com barra)
Distância entre-eixos: 2.540mm
Altura mínima do solo: 180mm
ÂNGULOSEntrada: 23 graus
Saída: 39 graus
PERFORMANCE0 a 100 km/h: 15,0 s (gasolina) / 14,1 s (etanol)
Velocidade máxima: 160 km/h (gasolina/etanol)
CONSUMOUrbano: 12,9 km/l (gasolina) / 9,3 km/l (etanol)
Estrada: 14,1 km/l (gasolina) / 10,0 km/l (etanol)

FICHA TÉCNICA NOVO CITROËN C3 2023 1.6 16V AUTOMÁTICO

MOTORQuatro cilindros em linha
1.587cm³ de cilindrada
Potência máxima: 113cv (g)/120cv (e) a 6.000rpm
Torque máximo: 15,4kgfm a 4.250rpm (g)/15,7kgfm a 4.500rpm (e)
Combustível: Gasolina/etanol
TRANSMISSÃOCâmbio automático: seis marchas à frente e uma à ré
Tração: dianteira
SISTEMA DE FREIOSCom ABS/ESC/ASR/REF
A discos ventilados na dianteira e tambores na traseira
SUSPENSÕESDianteira, independente, McPherson com barra estabilizadora;
Traseira, semi-independente, com eixo de torção
DIREÇÃOAssistência: Elétrica
RODAS5,5” x 15” – liga-leve
Pneus: 195/60 R15
CAPACIDADESPeso Em ordem de marcha: 1.152 kg
Capacidade de carga: 400 kg
Volume do porta-malas: 315 litros
Tanque de combustível: 47 litros
DIMENSÕESComprimento: 3.981mm
Largura da carroceria: 1.733mm (s/espelhos) 2.012mm (c/espelhos)
Altura do veículo: 1.586mm/1.604mm (com barra)
Distância entre-eixos: 2.540mm
Altura mínima do solo: 180mm
ÂNGULOSEntrada: 23 graus
Saída: 39 graus
PERFORMANCE0 a 100 km/h: 11 s (g)/10,4 (e)
Velocidade máxima: 180km/h (gasolina/etanol)
CONSUMOUrbano: 10,3km/l (g)/7,2km/l (e)
Estrada: 12,4km/l (g)/8,5km/l (e)

Assista os vídeos do VRUM no canal do YouTube: dicas, serviços, lançamentos e testes