UAI

Renault Sandero 'sai de linha' e dá lugar ao Stepway 1.0

Hatch era vendido apenas na versão S-Edition, que agora é substituída pela nova versão do modelo aventureiro

Publicidade
SIGA NO google-news-logo
Renault Stepway 2023
Renault Stepway 2023 Foto: Renault Stepway 2023

O Renault Stepway, que originalmente era a versão aventureira do Sandero, ganhou status de modelo próprio a partir da linha 2020. Na verdade, o segundo tem como diferenças apenas a suspensão elevada e os para-choques com desenho mais "parrudo", já que é fruto exatamente do mesmo projeto. Seja como for, o caso é que o fabricante passou a tratá-los como produtos distintos. E, agora, o primeiro será extinto.

É que o Renault Stepway, que até agora vinha sempre equipado com motor 1.6, ganhou uma inédita versão 1.0, que, por sua vez, substituirá o Sandero 1.0 S Edition. Como essa era a única configuração do "Sandero raiz" ainda fabricada, apenas o modelo aventureiro seguirá no mercado.

Seja como for, o caso é que o motor 1.0 agora equipa a versão de entrada Zen do Renault Stepway. Ela custa R$77.990 e, segundo o fabricante, já está à venda na rede de concessionárias. As opções Zen 1.6 e Iconic 1.6 CVT continuam na gama. Confira os preços de toda a linha:

Versões do Renault StepwayPreços
Zen 1.0 (MT5)R$77.990
Zen 1.6 (MT5)R$98.090
Iconic 1.6 (CVT)R$109.490

O motor 1.0 do Renault Stepway Zen é, naturalmente, o mesmo que já equipava a versão S-Edition do Sandero. Com três cilindros e 12 válvulas, desenvolve 82cv de potência com etanol e 79cv com gasolina, além de 10,7kgfm de torque com o primeiro combustível e de 10,5kgfm com o segundo. Com essa motorização, o câmbio é sempre manual de cinco marchas.

Equipamentos do Renault Stepway 1.0

Entre os equipamentos, o Renault Stepway 1.0 vem de série com ar-condicionado, direção eletro-hidráulica, vidros elétricos dianteiros, travas de portas e abertura do porta-malas com acionamento elétrico, sensores de estacionamento traseiros e faróis de neblina. O pacote de itens de segurança traz quatro airbags (dois frontais e dois laterais), além de freios ABS.

A central multimídia que a Renault chama de Media Evolution também é equipamento padrão no Stepway 1.0, junto com quatro alto falantes. Esse sistema raz tecnologia Android Auto e Apple Carplay, permitindo usar Spotify, Waze, Google Maps (Android Auto) e áudios de Whatsapp na tela de sete polegadas.

Visualmente, a nova versão é quase idêntica às similares com motor 1.6, com exceção apenas das rodas: a versão de entrada abre mão do conjunto de liga-leve, que dá lugar a um jogo de 15 polegadas em aço, com calotas. Porém, as lanternas fumê, os racks de teto e os apliques nos para-choques foram mantidos.

Breve histórico do Renault Sandero

O lançamento do Renault Sandero no Brasil ocorreu no final de 2007, sendo que a gama ganhou a versão aventureira Stepway já no ano seguinte. Em 2011, a linha passou por uma discreta reestilização, que alterou principalmente a dianteira e o interior.

A segunda geração estreou no Brasil em meados de 2014, com carroceria inteiramente nova e interior reprojetado, mas mantendo a mesma plataforma. Em 2015, a versão esportiva RS, com motor 2.0, chegou ao mercado. O modelo ganhou novos propulsores 1.0 e 1.6 no ano seguinte. A Renault aplicou uma última reestilização ao hatch em 2019, exatamente quando passou separar as gamas Sandero e Stepway.

A derrocada da gama começou em dezembro de 2011, quando o RS saiu de linha com uma série especial de despedida, batizada de Finale. Agora, foi a vez do Sandero: a versão S-Edition continua no site comercial da Renault enquanto durarem os estoques nas concessionárias. Já o Stepway seguirá como está até 2024, quando a marca lançará um novo crossover compacto.

Como era o Renault Sandero antes da substituição pelo Stepway 1.0? Assista ao vídeo!

https://www.youtube.com/watch?v=GzsCY8ywuyc