UAI

5 motivos para você NÃO comprar um VW Gol Last Edition

Selecionamos 5 opções que podem ser muito mais interessantes que a versão de despedida do Gol. Sugestões foram pensadas para quem precisa de um carro para uso, não para colecionadores

Publicidade
Versão de despedida do Volkswagen Gol, que saiu de linha em dezembro
Versão de despedida do Volkswagen Gol, que saiu de linha em dezembro Foto: Versão de despedida do Volkswagen Gol, que saiu de linha em dezembro

A Volkswagen finalmente revelou o preço do Gol Last Edition. Os alemães até foram bacanas, e o preço do modelo ficou abaixo das expectativas: R$ 95.990. São R$ 17.830 a mais que o Gol comum. De acordo com a Volkswagen, a versão de despedida será limitada em 1.000 unidades, sendo 650 para o mercado brasileiro.

O visual do Gol Last Edition é caprichado, com carroceria pintada em vermelho Sunset, com faixas pretas nas laterais e no painel traseiro. As rodas são em liga leve, com 15 polegadas. Para arrematar, spoiler e emblema que faz alusão às clássicas rodas orbitais. O interior também ganhou um "tapa", com costuras vermelhas nos bancos, portas, volante e coifa do câmbio. O painel traz a numeração da unidade.

No conteúdo do Gol Last Edition, destaque para a central multimídia, que oferece espelhamento com o smartphone. O hatch tem direção hidráulica e ar-condicionado. O motor é o 1.0 de três cilindros, com até 84cv de potência e 10,3kgfm de torque, além do câmbio manual de cinco marchas.

Gol Last Edition terá valor de coleção?

O Gol Last Edition só vale como investimento se for guardado junto a uma coleção de Gols. O Gol que tem algum valor de coleção é o "quadrado", ainda assim se for de uma versão interessante. Se for colocado para uso, será tão pouco especial quanto um Uno Grazie Mille ou uma Kombi Last Edition usados na lida diária.

Você pode gastar melhor seu dinheiro

Se você tem esses R$ 96 mil para gastar em um carro, listamos 5 opções bem mais interessantes do que o Gol Last Edition. Nós também concordamos que o carro é bonito, a homenagem é válida, o preço ficou bom e a fornada será vendida em poucos minutos. Mas, afora essas honrarias de despedida, também é verdade que o Gol é um modelo jurássico, e uma das piores opções do mercado.

1 Chevrolet Onix - Motor turbo e câmbio automático

Chevrolet Onix Premier 1.0 turbo At6 modelo 2020 azul de frente no asfalt. Modelo está entre os carros mais baratos do Brasil
Chevrolet Onix

  • Preço: R$ 96.950
  • Versão: LT (R7G)
  • Motor: 1.0 turbo
  • Câmbio: automático

Além do projeto bem mais moderno, essa versão do Onix oferece, praticamente pelo mesmo preço do Gol Last Edition, um motor 1.0 turbo de até 116cv e 16,8kgfm e câmbio automático de seis marchas.

Entre os itens de série da versão, destaque para 6 airbags, controle de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, ar-condicionado, multimídia com tela de 8 polegadas, volante com ajuste em altura e distância, retrovisores com ajuste elétrico, direção elétrica, vidros elétricos e rodas de 15 polegadas em liga leve.

2 Fiat Cronos - Sedã com câmbio automático

Fiat Cronos vermelho de traseira em movimento.
Fiat Cronos

  • Preço: R$ 97.190
  • Versão: Drive
  • Motor: 1.3 aspirado
  • Câmbio: automático

Os sedãs ainda têm seu espaço no coração dos brasileiros que precisam de um bom porta-malas. Essa versão do Fiat Cronos é um pouquinho mais cara que o Gol Last Edition, mas traz um motor 1.3 que equilibra bem baixo consumo e bom desempenho. O conforto do câmbio automático pode ser o bastante para fazer você mudar de ideia.

O destaque no pacote de equipamentos fica a cargo da direção elétrica, ar-condicionado, multimídia de 7 polegadas com espelhamento com o smartphone, sensor de pressão dos pneus, assistente de partida em rampa, vidros elétricos, rodas em aço de 15 polegadas com calotas e airbags frontais.

3 Renault Stepway - Espaçoso e quase um SUV

Renault Stepway 2023 cinza de frente estacionado
Renault Stepway

  • Preço: R$77.990
  • Versão: Zen
  • Motor: 1.0 aspirado
  • Câmbio: manual

A versão aventureira do Renault Sandero alia espaço interno e visual caprichado (já meio cansado, a bem da verdade, mas perto do Gol...). Com essa nova versão equipada com motor 1.0, o modelo é R$ 8 mil mais em conta que o Gol Last Edition. E esse aventureiro não fica muito atrás do que hoje chamamos de SUV.

Destaque entre os itens de série: ar-condicionado, airbags frontais, sensor traseiro de estacionamento, multimídia com espelhamento, luzes de rodagem diurna, faróis de neblina, barras longitudinais e direção eletro-hidráulica.

4 Volkswagen Polo - Mesma marca, mais tecnologia

VW Polo 2023 vermelho sunset de frente no estúdio
Volkswagen Polo

  • Preço: R$ 92.990
  • Versão: TSI
  • Motor: 1.0 turbo
  • Câmbio: manual

E existem boas opções dentro da própria Volkswagen. Por R$ 3 mil a menos que o Gol Last Edition, é possível levar para garagem o novo Polo reestilizado na versão TSI, que traz motor 1.0 turbo e câmbio manual, versão interessante para quem gosta de acelerar. Outra vantagem é a plataforma MQB, mais segura e tecnológica.

Os principais equipamentos desse pacote são 4 airbags, controle de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, faróis full-LED, sensor de pressão dos pneus, sensor traseiro de estacionamento, ar-condicionado, direção elétrica, retrovisores com ajustes elétricos, tela de 8 polegadas no quadro de instrumentos, rodas de 15 polegadas em liga leve, vidros elétricos e som.

5 Citroën C3 - Estilo, conteúdo e câmbio automático

Citroën C3 2023 1.6 First Edition azul de frente em movimento
Citroën C3

  • Preço: R$ 95.990
  • Versão: Feel Pack
  • Motor: 1.6 aspirado
  • Câmbio: automático

Pelo preço exato do Gol Last Edition, também é possível comprar o novo Citroën C3 em uma versão com motor 1.6 e câmbio automático. Apesar de não ser unanimidade, um dos apelos desse hatch compacto é o estilo.

A lista de equipamentos é boa, com rodas em liga leve de 15 polegadas, câmera de ré, retrovisores com ajuste elétrico, sensor de pressão dos pneus, luzes de rodagem diurna, multimídia com tela de 10 polegadas e espelhamento do smartphone sem cabo, ar-condicionado, vidros elétricos, faróis de neblina e airbags frontais.

  • Confira nosso teste com o novo Citroën C3

https://www.youtube.com/watch?v=0NXhZ6lvwa0