APRESENTAÇÃO

Honda HR-V 2023: novo visual, dois motores e muito conteúdo

SUV compacto será comercializado a partir de agosto nas versões aspiradas, e as turbo chegarão em outubro

Publicidade

De São Paulo – A Honda finalmente apresentou a linha 2023 do HR-V, que chegará ao mercado em agosto em duas versões equipadas com motor 1.5 flex aspirado. Dois meses depois, será a vez das versões de topo de linha, que terão sob o capô o motor 1.5 turbo flex, com potência e torque ainda não revelados. O modelo passa a trazer de série em todas as versões faróis full LED, o sistema de auxílio à condução Honda Sensing e uma lista recheada de equipamentos.

Honda HR-V 2023 EXL Sensing frente cinza SUV compacto
A versão EXL Sensing tem a grade com barras paralelas e a parte inferior do para-choque tipo colmeia

O Honda HR-V chegou ao Brasil na sua segunda geração, em 2015, e logo se destacou no segmento de SUVs compactos. Agora, em sua nova geração, fabricada na planta de Itirapina (SP), tem o foco direcionado para quem procura eficiência no consumo de combustível e para aqueles que fazem questão de desempenho.

Confira o vídeo com imagens do novo Honda HR-V 2023

Usando a mesma plataforma da geração anterior, o Honda HR-V 2023 traz algumas modificações estruturais, pequenas mudanças nas dimensões e reforço no quesito segurança. Com duas opções de motorização, a Honda pretende abocanhar uma fatia ainda maior no segmento de SUVs compactos e invadir a faixa de entrada dos médios.

Mas para falar do novo Honda HR-V 2023 é preciso começar pelo visual, que melhorou muito. As versões EX e EXL, equipadas com o motor 1.5 flex aspirado, têm a grade frontal com barras horizontais paralelas e a parte inferior do para-choque com entrada de ar tipo colmeia, além das luzes de condução diurna em LED nas extremidades.

O Honda HR-V 2023 está visivelmente mais robusto, com a frente alta e capô plano. Visto de lado, o SUV compacto revela uma linha de cintura também mais plana, mas traz uma descaída na parte de trás do teto, sugerindo o estilo cupê, enfatizado ainda mais pelas maçanetas escamoteadas das portas traseiras. Os retrovisores externos foram recuados da coluna A para a porta.

Todas as versões do Honda HR-V 2023 são equipadas com rodas de alumínio de 17 polegadas. As versões 1.5 turbo trazem rodas com desenho exclusivo. Na traseira, o SUV compacto ostenta um defletor de ar e lanternas unidas por uma barra luminosa, sendo todo o conjunto em LED. Na versão de topo de linha, a barra luminosa é fumê.

O interior do novo Honda HR-V também mudou, com plástico predominando no acabamento, porém, de boa qualidade. As versões têm revestimentos dos bancos em couro preto ou cinza. O painel tem desenho horizontalizado e traz instrumentos analógicos e digitais.

A central multimídia tem tela tátil de apenas oito polegadas, enquanto alguns concorrentes oferecem de 10 polegadas. Além disso, a tela tem na parte traseira um acabamento de plástico que se apoia no painel, solução de gosto duvidoso. Mas a conectividade é garantida pelo Apple CarPlay e Android Auto e o sistema ainda conta com navegação e traz informações sobre o carro. O volante multifuncional tem ajustes de altura e distância, além de paddle shifts para trocas de marchas nas versões mais caras.

Conectividade com o Honda my Connect

A plataforma conecta o motorista ao veículo, via aplicativo no smartphone. Traz funções como consultar status do veículo, acionar controles remotos (dar a partida no motor e ligar ar-condicionado para climatização da cabine à distância), encontrar o carro com suporte de mapa, receber alertas, fazer agendamentos de revisões. Mas só estará disponível nas versões Touring e Advance.

O espaço interno é destaque no novo Honda HR-V, que traz melhoria na visibilidade do motorista, com posição elevada em 10mm. Já o banco traseiro ganhou 35mm no espaço para as pernas e mais dois graus na inclinação do encosto, proporcionando mais conforto para quem senta ali. Porém, o porta-malas teve a capacidade volumétrica reduzida.

Honda HR-V 2023 EXL Sensing lateral cinza SUV compacto
O Honda HR-V tem rodas de alumínio de 17 polegadas em todas as versões

Na geração anterior, a versão Touring tem porta-malas de 393 litros e as demais 437 litros. Agora, todas as versões do Honda HR-V tem capacidade de 354 litros. A montadora alega que a redução no volume está relacionada à nova inclinação do encosto do banco e do redesenho do compartimento de carga. O porta-malas do novo HR-V conta com sistema de abertura sem o uso das mãos na versão Touring. Basta fazer o movimento com o pé sob o para-choque para a tampa abrir automaticamente.

Além disso, o compartimento de carga do Honda HR-V 2023 conta com a função Walk Away Close, que permite a retirada de objetos sem se preocupar com o fechamento da tampa. Basta apertar um botão na moldura inferior da tampa, retirar o objeto desejado e se afastar do SUV. A tampa do porta-malas se fecha automaticamente, desde que a chave esteja com o usuário.

Mas se o Honda HR-V 2023 perdeu espaço no porta-malas, manteve o interessante Magic Seat, sistema que disponibiliza três configurações dos bancos – Utility, Long e Tall –, que permitem acomodar objetos longos e volumosos. Os bancos usam ainda o Sistema de Estabilização Corporal, uma tecnologia antifadiga que acomoda melhor os ocupantes e garante viagens mais confortáveis.

O sistema de ar-condicionado digital traz novo tipo de difusor, com fluxo disperso, criando uma cortina de ar fresco entre os vidros laterais e teto, sem ser direcionado diretamente aos ocupantes. O sistema traz ainda difusores de ar no console central para os passageiros do banco traseiro.

Motores que equipam o Honda HR-V 2023

O novo Honda HR-V agora tem duas opções de motor flex. Nas versões EX Sensing e EXL Sensing o propulsor é um quatro-cilindros em linha aspirado, 1.5 litro, 16V DI DOHC i-VTEC, com sistema que varia a amplitude e duração da abertura das válvulas de admissão e injeção direta de combustível. Ele despeja 126cv (gasolina e etanol) a 6.200rpm, e tem torque máximo de 15,8kgfm a 4.600rpm (e) e 15,5kgfm a 4.600rpm (g).

Honda HR-V 2023 EXL Sensing traseira cinza SUV compacto
Na traseira, as lanternas são conectadas por uma faixa luminosa, formando um conjunto todo em LED

O consumo de combustível do Honda HR-V 1.5 aferido pelo Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE) foi de 8,8km/l (e)/12,7km/l (g) na cidade, e, na estrada, de 9,8km/l(e)/13,9km/l (g). As versões Advance e Touring do HR-V 2023 terão motor quatro-cilindros em linha 1.5 DI VTEC Turbo Flex, inédito na linha. É totalmente de alumínio e conta com injeção direta de combustível, mas a Honda informou que só vai revelar os números de potência e torque no lançamento dessas versões, em outubro. Porém, acredita-se que o propulsor deve ter potência em torno de 180cv.

O câmbio CVT será a única opção para as duas motorizações. Ele simula sete marchas por meio dos paddle shifts no volante (exclusivo das versões EXL Sensing, Advance e Touring). Já os sistemas Step shift e Early Down-shift During Braking (EDDB), estão disponíveis em todas as versões, atuando no kick-down, quando se pisa fundo no acelerador, e nas desacelerações, quando reduz uma ou mais marchas para atuar como freio motor.

Além de reforços estruturais, com o uso de aços especiais, o novo Honda HR-V teve os sistemas de direção e suspensões recalibrados. Na prática, a Honda garante que o carro apresenta respostas mais rápidas no comando da direção e mais estabilidade em curvas, sem abrir mão do conforto.

O que o Honda HR-V traz de itens de segurança?

Um dos destaques do novo HR-V é o Honda Sensing de série em todas as suas versões. Trata-se de um pacote de tecnologias de segurança e assistência ao motorista que se baseia em imagens captadas por uma câmera de longo alcance e de visão grande angular e de um microprocessador de imagem de alta capacidade. Confira as funções disponíveis no Honda Sensing:

  • ACC – Controle de cruzeiro adaptativo – Auxilia o motorista a manter uma distância segura em relação ao veículo detectado à sua frente. Conta com o Low Speed Follow, que permite a manutenção da distância do veículo à frente mesmo em baixas velocidades;
  • CMBS – Sistema de frenagem para mitigação de colisão – Aciona o freio ao detectar uma possível colisão frontal, com o objetivo de mitigar acidentes. É capaz de detectar e identificar pedestres e veículos que estejam no mesmo sentido ou no sentido oposto. Bicicletas e motocicletas também podem ser detectadas pela câmera;
  • LKAS – Sistema de assistência de permanência em faixa – Detecta as faixas de rodagem e ajusta a direção com o objetivo de auxiliar o motorista a manter o veículo centralizado nas linhas de marcação;
  • RDM – Sistema para mitigação de evasão de pista -– Detecta a saída da pista e ajusta a direção com o objetivo de evitar acidentes;
  • AHB – Ajuste automático de farol – Comutação noturna automática dos fachos baixo e alto dos faróis de acordo com a situação.

O Honda HR-V 2023 traz ainda seis airbags (frontais, laterais e do tipo cortina), assistente de estabilidade e tração (VSA), LaneWatch (assistente para redução de ponto cego por câmera no espelho retrovisor do lado do passageiro), assistente de partida em rampa (HSA), sistema de acionamento de luzes de emergência em frenagens severas (ESS), sistema Isofix (fixação de assentos infantis), alerta de baixa pressão dos pneus (TPMS), câmera de ré multivisão, sensores de estacionamento, controle de descidas em rampas (HDC), que entre 3 e 20km/h.

Versões e equipamentos de série do novo Honda HR-V

HR-V EX Sensing – faróis full LED, botão de partida (Start/stop Engine), modos de direção Normal e ECON, rodas de alumínio de 17 polegadas, ar-condicionado automático com dupla saída na traseira, duas portas USB para os passageiros do banco traseiro, central multimídia com tela tátil de oito polegadas, Android Auto e Apple Car Play sem-fio, painel digital TFT de alta resolução de 4,2 polegadas, Magic Seat, bancos revestidos em tecido, banco traseiro bipartido 60/40, seis airbags, Honda Sensing, HDC (controle de descida em rampa), LaneWatch (assistente para redução de ponto cego), câmera de ré, EPB (freio de estacionamento eletrônico com função Brake Hold) e alerta de pressão dos pneus (TPMS).

HR-V EXL Sensing – Todos os equipamentos da EX mais bancos revestidos em couro, Smart Entry (destravamento por aproximação da chave), espelho retrovisor eletrocrômico, faróis de neblina em LED, volante revestido em couro com paddle shifts, apoio de braço central no banco traseiro, rodas de alumínio aro 17 polegadas (exclusiva das versões EXL e Advance), dois tweeters dianteiros e sensores de estacionamento traseiros.

HR-V Advance – Acrescenta myHonda Connect, carregador de celular por indução, painel digital TFT de alta resolução de sete polegadas, ar-condicionado automático dual zone, modos de direção (ECON, Normal, Sport), para-choques esportivos, ponteira dupla de escapamento, rebatimento elétrico dos espelhos retrovisores, função Tilt-Down no retrovisor direito, sensores de estacionamento dianteiros e sensor de chuva.

HR-V Touring – Acrescenta banco do motorista com acionamento elétrico, partida remota do motor, rodas de alumínio aro 17 polegadas com design exclusivo, abertura automática do porta-malas por sensor de movimento com função de fechamento (Walk Away Close), molduras externas black piano, lanternas escurecidas e dois tweeters traseiros.

A pré-venda das versões EX Sensing e EXL Sensing será iniciada em 2 de agosto, quando ocorrerá o lançamento virtual do modelo para o público, pelo canal da Honda Automóveis no Youtube (https://www.youtube.com/hondabr). A chegada do modelo nas concessionárias está prevista para o fim de agosto. As vendas das versões Advance e Touring começarão em outubro. Os preços serão divulgados no momento de início das vendas.

(*) Jornalista viajou a convite da Honda do Brasil