A Leapmotor pode ter uma picape de porte médio nos próximos anos. Segundo apuração de Marlos Ney Vidal, do Autos Segredos, a Stellantis cogita o lançamento de uma picape monobloco com base no SUV médio C10 e com direito a tecnologia “ultra-híbrida” da marca chinesa.
O site afirma que a engenharia da Stellantis no Brasil já iniciou os primeiros testes com alguns protótipos utilizando a carroceria do SUV mas com peças externas da Fiat Strada. É normal que veículos em fase inicial de desenvolvimento usem peças de outros modelos para “disfarçar” o que as marcas realmente pretendem fazer, as chamadas mulas de testes.
De acordo com a apuração, a futura picape será híbrida usará o sistema REEV, já utilizado pelo C10 e que chegará em breve ao modelo de entrada da marca, o B10. No caso do SUV maior, a tração é elétrica e responsabilidade do motor elétrico posicionado no eixo traseiro, que entrega 215 cv de potência e 32,6 kgfm de torque. O motor a gasolina é responsável somente por gerar energia para as baterias.
Segundo o site, a tendência é que a picape tenha dimensões bem próximas aos 4,73 metros de comprimento, 1,90 m de largura e 2,82 metros de entre-eixos do SUV, visto que dividirão a mesma plataforma e, caso o projeto siga adiante, muitas peças da carroceria.
Fiat e Ram podem se beneficiar
Cada vez mais presentes no ocidente, fabricantes chinesas como BYD e GWM investem cada vez mais em picapes. Como ambas já possuem modelos de porte médio (Shark e Poer P30, respectivamente), o foco passará a ser picapes de dimensões intermediárias, justamente para combater a Fiat Toro, líder do segmento. Outra fabricante que promete entrar nesse segmento é a Toyota, com um modelo derivado do Corolla Cross.
Entretanto, o Autos Segredos não descarta que a futura picape da Leapmotor sirva também de base para gerações futuras de Fiat Toro e Ram Rampage. Esse compartilhamento de plataformas não é novidade dentro da Stellantis e a própria picape da Ram é derivada da Toro.
Contudo, caso Ram e Fiat usem a base da Leapmotor, será a primeira vez que uma fabricante “tradicional” da Stellantis usará a tecnologia de origem chinesa.
- Assista aos vídeos do VRUM no YouTube e no Dailymotion!