A Mitsubishi anunciou um novo Eclipse no mercado norte-americano, mas diferente do esportivo da década de 1990 e do SUV apresentado em 2018, o Eclipse agora será um crossover elétrico, chamado apenas de Sportback, derivado do Nissan Leaf.
A marca japonesa não revelou grandes detalhes sobre o Eclipse Sportback EV, revelando apenas que será lançado no início do outono na América do Norte (a partir de setembro), já como linha 2027.
A fabricante não escondeu o jogo e revelou que o Eclipse Sportback EV é produzido a partir da nova geração do Nissan Leaf, e que as diferenças são apenas cosméticas, visando dar ao modelo uma cara de Mitsubishi, embora os faróis sejam os mesmos do Nissan.
Apesar de não ter tido dimensões reveladas, o modelo deverá trazer os mesmos dados do Nissan Leaf: 4,36 m de comprimento, 1,81 m de largura, 1,55 m de altura e 2,69 m de entre-eixos. É possível que existam leves alterações em comprimento especialmente, por conta dos novos para-choques.
O Nissan Leaf é oferecido com potências de 177 cv e 218 cv, bem como baterias variando entre 52 kWh e 75 kWh de capacidade, o que se traduz em alcance entre 436 km e 604 km no ciclo WLTP.
Nos Estados Unidos, o Leaf é vendido a partir de 29.990 dólares, o equivalente a R$ 155,7 mil em conversão direta.
Três estratégias
A Mitsubishi conta com três linhas de produtos ao redor do mundo. Na Ásia, a marca possui produtos próprios como Xforce e Xpander, além de modelos globais como a Triton e Pajero Sport.
Na Europa, os modelos ofertados são diferentes e são, basicamente, modelos da Renault rebatizados com o nome e logotipos dos carros da Mitsubishi. Por lá, o Eclipse Cross é 100% elétrico, sendo uma versão própria do Renault Scenic.
Nos Estados Unidos, a marca aposta no Eclipse Cross, Outlander e Outlander Sport (já fora de linha no Brasil).
Países como Brasil e México contam com estratégias independentes, mas com modelos próprios da marca, sem o uso dos modelos rebatizados oferecidos na Europa, e em breve, nos Estados Unidos.
Ainda não há previsão da oferta do Eclipse Sportback para o mercado brasileiro, nem mesmo há previsão de chegada do Nissan Leaf também.
- Assista aos vídeos do VRUM no YouTube e no Dailymotion!