O Renault Duster de nova geração teve sua vinda para o Brasil confirmada recentemente. A confirmação veio durante uma entrevista do presidente da marca, Ariel Montenegro, para o Jornal do Carro. Tendo sido lançado em 2012, o SUV compacto fez sucesso não apenas em solo brasileiro, como também na Índia, Europa, África do Sul e na América Latina.
O Duster que é vendido no Brasil atualmente, utiliza a mesma plataforma do Logan e do Sandero, mas a nova geração será diferente. Na Índia, onde foi revelado, o modelo utiliza uma variante mais moderna da base CMF-B, que compartilha itens como a RGMP, utilizada no Brasil em Kardian e Boreal.
Com essa mudança de posicionamento, a proposta é oferecer um produto mais moderno e competitivo dentro do segmento, aproximando o modelo dos SUVs compactos mais recentes do mercado.
No interior, o salto será ainda mais perceptível, com a chegada de novos recursos de conectividade, como uma central multimídia maior, painel digital e Pacote ADAS. A expectativa é que o modelo deixe para trás o acabamento e tecnologia simples. Na índia, o modelo terá interior próximo ao do Boreal.
A respeito da motorização, como o SUV será posicionado entre o Kardian e o Boreal, fica a expectativa para qual motor o Duster irá receber. Atualmente, a Renault conta com propulsor 1.0 turbo de até 125 cv e o 1.3 turbo de até 163 cv, este último, já equipa as versões topo de linha do Duster atual.
Apesar da nova geração ter sido confirmada no Brasil, ainda não se sabe quando ela chegará oficialmente. Em relação aos preços, sabe-se que o SUV terá um valor entre R$ 130.000 e R$ 180.000, mas os valores corretos ainda não foram divulgados.
- Acompanhe o VRUM também no YouTube!