A Hyundai já tem o nome definido para seu novo SUV para a América do Sul. Segundo apuração da revista Autoesporte, o nome do SUV de entrada da marca sul-coreana será Bayon e chegará ao mercado para encerrar a trajetória do HB20S.
Segundo a revista, a novidade não será exclusiva da América do Sul como é o HB20, mas sim um projeto global. O nome Bayon já é utilizado em um SUV compacto da marca produzido na Turquia. O Brasil receberá a terceira geração do modelo em um projeto desenvolvido em conjunto por Turquia, Brasil e Índia.
Os dois últimos países são onde o Bayon fará sua estreia e também será produzido localmente para atender as demandas da região.
Plataforma global
A revista afirma que a ideia da Hyundai é unificar as plataformas produzidas ao redor do planeta e tanto a nova geração do HB20, tanto o Bayon, terão a mesma plataforma de seus correspondentes globais, i20 e o próprio Bayon.
Porém, apesar de compartilhar muito dos modelos europeus, isso não significa que serão os mesmos carros. Tanto HB20 quanto Bayon devem ter motores específicos para o Brasil (com tecnologia flex), bem como acabamento inferior aos modelos vendidos na Europa, além de visuais exclusivos.
A revista estima que o Bayon terá dimensões na casa dos 4,20 metros de comprimento, 2,60 m de distância entre-eixos e 1,60 m de altura. Caso o tamanho seja confirmado, o modelo será maior que o VW Tera e contará com entre-eixos de Renault Kardian.
Quando chega?
O HB20 já possui desenvolvimento bem adiantado, com algumas unidades já rodando em testes pelo país, e deve chegar ao mercado já em 2026. O Bayon, por sua vez, deve demorar mais. A Autoesporte estima que o rival de Tera, Pulse e Kardian chegará somente em 2027.
Debaixo do capô, o Bayon deverá contar somente com motor 1.0 turboflex de até 120 cv e 17,5 kgfm de torque. Atualmente, esse motor já equipa HB20 e Creta, onde pode ser equipado com transmissão manual ou automática.
Na Turquia, o Bayon já oferece uma versão híbrida-leve de 48 Volts, e que deverá estar disponível em algum momento para o mercado brasileiro.
- Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!