x
UAI
Conheça!

Hyundai Bayon será o novo SUV da Hyundai para brigar com Tera e Kardian

Nova geração de SUV global da marca fará estreia no Brasil em breve

Publicidade
Hyundai Bayon ganhará terceira geração e fará sua estreia no Brasil
Hyundai Bayon ganhará terceira geração e fará sua estreia no Brasil Foto: Divulgação

A Hyundai já tem o nome definido para seu novo SUV para a América do Sul. Segundo apuração da revista Autoesporte, o nome do SUV de entrada da marca sul-coreana será Bayon e chegará ao mercado para encerrar a trajetória do HB20S.

Segundo a revista, a novidade não será exclusiva da América do Sul como é o HB20, mas sim um projeto global. O nome Bayon já é utilizado em um SUV compacto da marca produzido na Turquia. O Brasil receberá a terceira geração do modelo em um projeto desenvolvido em conjunto por Turquia, Brasil e Índia.

Os dois últimos países são onde o Bayon fará sua estreia e também será produzido localmente para atender as demandas da região.

Plataforma global

Hyundai Bayon já está presente em mercados como Turquia e Reino Unido
Hyundai Bayon já está presente em mercados como Turquia e Reino Unido Foto: Divulgação

A revista afirma que a ideia da Hyundai é unificar as plataformas produzidas ao redor do planeta e tanto a nova geração do HB20, tanto o Bayon, terão a mesma plataforma de seus correspondentes globais, i20 e o próprio Bayon.

Porém, apesar de compartilhar muito dos modelos europeus, isso não significa que serão os mesmos carros. Tanto HB20 quanto Bayon devem ter motores específicos para o Brasil (com tecnologia flex), bem como acabamento inferior aos modelos vendidos na Europa, além de visuais exclusivos.

Interior do Hyundai Bayon de segunda geração
Interior do Hyundai Bayon de segunda geração Foto: Divulgação

A revista estima que o Bayon terá dimensões na casa dos 4,20 metros de comprimento, 2,60 m de distância entre-eixos e 1,60 m de altura. Caso o tamanho seja confirmado, o modelo será maior que o VW Tera e contará com entre-eixos de Renault Kardian.

Quando chega?

O HB20 já possui desenvolvimento bem adiantado, com algumas unidades já rodando em testes pelo país, e deve chegar ao mercado já em 2026. O Bayon, por sua vez, deve demorar mais. A Autoesporte estima que o rival de Tera, Pulse e Kardian chegará somente em 2027.

Hyundai Kona Hybrid 1.6 GDI
Segundo a Autoesporte, Hyundai Kona (foto) servirá de inspiração para o Bayon Foto: Divulgação/Hyundai

Debaixo do capô, o Bayon deverá contar somente com motor 1.0 turboflex de até 120 cv e 17,5 kgfm de torque. Atualmente, esse motor já equipa HB20 e Creta, onde pode ser equipado com transmissão manual ou automática.

Na Turquia, o Bayon já oferece uma versão híbrida-leve de 48 Volts, e que deverá estar disponível em algum momento para o mercado brasileiro.